Para tentar suprir a lacuna em relação a materiais que abordem a História da ciência em sala de aula, este trabalho apresenta um projeto em execução que busca construir vídeos baseados em episódios históricos. Para a elaboração dos vídeos são realizadas a pesquisa historiográfica, evitando distorções e anacronismos; a pesquisa educacional, atentando-se para tema e os objetivos do vídeo; e ainda a interação com a midiatização da ciência, aproximando a linguagem e formato do vídeo do público em geral. Parte-se do pressuposto que a mídia e a ciência são mutuamente dependentes, o que se estende para a história da ciência. Nesse sentido, um material baseado na história da ciência para divulgação por meios audiovisuais precisa atentar para a necessidade de aproximação do público, sem perder o rigor da moderna historiografia da ciência. O vídeo elaborado baseado no episódio de Alessandro Volta e a pilha pretende também servir como material complementar nas aulas de Física, buscando uma maior identidade com a Educação Básica. Para isso, pretende-se incluir animações, imagens da época em estudo (século XVIII) e também encenações com a execução dos experimentos mencionados no episódio. O episódio será destacado em termos da controvérsia existente entre Alesssandro Volta e Luigi Galvani quanto à existência da eletricidade animal. Do ponto de vista da natureza da ciência, buscar-se-á explorar a provisoriedade do conhecimento científico, a multiplicidade de interpretações para os fenômenos físicos e a existência de controvérsias entre os estudiosos. Espera-se assim que o material audiovisual elaborado atenda aos vários requisitos para uma educação em ciências voltada à formação crítica e interdisciplinar.