DIFICULDADES DOS ALUNOS DE ORIGEM POPULAR NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15762 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 7317 "titulo" => "DIFICULDADES DOS ALUNOS DE ORIGEM POPULAR NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O ensino superior no Brasil foi por muitos anos reservado para uma parcela privilegiada da sociedade, tendo como principal função a formação das elites. Porém, atualmente, graças às políticas públicas de ações afirmativas e a constante luta dos movimentos educacionais pela ampliação da escola pública, a atenção também está voltada para jovens que são de origem popular e que antes não mantinham nenhuma perspectiva com relação a tal nível de ensino. Alguns programas do atual governo promovem o ingresso à universidade desta parcela da sociedade como o PROUNI (Programa Universidade para Todos), REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais) e a política de cotas para alunos de escolas públicas, bem como a expansão dos Institutos Federais de Educação. Diante destas preocupações, a equipe do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade – diálogo universidade – comunidade, organizou uma pesquisa no ano de 2013 para levantar dados a condições de ensino-aprendizagem que interfere no acesso dos jovens de origem popular ao ensino superior. Este trabalho tem por objetivo discutir o acesso dos jovens de escolas públicas ao ensino superior, a partir desta pesquisa. Ele foi desenvolvido a partir da análise crítica dos levantamentos dos dados consultados na pesquisa qualitativa realizada pelos bolsistas e voluntários da equipe. Ela se desenvolveu em três escolas da grande João Pessoa e um educandário da cidade de Santa Rita que foram: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho localizada na cidade de Santa Rita-PB (Bairro Centro) e as demais na cidade de João Pessoa o Centro de Aprendizagem Integral da Criança - CAIC Damásio Franca (Bairro de Mangabeira), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici (Bairro Castelo Branco), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom José Maria Pires (Bairro das Indústrias). Através da análise dos dados constatamos que a maioria dos jovens tinham o desejo de cursar o ensino superior, principalmente nos cursos de engenharia, medicina e direito." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, ENSINO APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID7317_07092015142534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMÍRIS CRISTINA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMMY ALVES" "autor_email" => "thammy-pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15762 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 7317 "titulo" => "DIFICULDADES DOS ALUNOS DE ORIGEM POPULAR NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O ensino superior no Brasil foi por muitos anos reservado para uma parcela privilegiada da sociedade, tendo como principal função a formação das elites. Porém, atualmente, graças às políticas públicas de ações afirmativas e a constante luta dos movimentos educacionais pela ampliação da escola pública, a atenção também está voltada para jovens que são de origem popular e que antes não mantinham nenhuma perspectiva com relação a tal nível de ensino. Alguns programas do atual governo promovem o ingresso à universidade desta parcela da sociedade como o PROUNI (Programa Universidade para Todos), REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais) e a política de cotas para alunos de escolas públicas, bem como a expansão dos Institutos Federais de Educação. Diante destas preocupações, a equipe do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade – diálogo universidade – comunidade, organizou uma pesquisa no ano de 2013 para levantar dados a condições de ensino-aprendizagem que interfere no acesso dos jovens de origem popular ao ensino superior. Este trabalho tem por objetivo discutir o acesso dos jovens de escolas públicas ao ensino superior, a partir desta pesquisa. Ele foi desenvolvido a partir da análise crítica dos levantamentos dos dados consultados na pesquisa qualitativa realizada pelos bolsistas e voluntários da equipe. Ela se desenvolveu em três escolas da grande João Pessoa e um educandário da cidade de Santa Rita que foram: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho localizada na cidade de Santa Rita-PB (Bairro Centro) e as demais na cidade de João Pessoa o Centro de Aprendizagem Integral da Criança - CAIC Damásio Franca (Bairro de Mangabeira), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici (Bairro Castelo Branco), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom José Maria Pires (Bairro das Indústrias). Através da análise dos dados constatamos que a maioria dos jovens tinham o desejo de cursar o ensino superior, principalmente nos cursos de engenharia, medicina e direito." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, ENSINO APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID7317_07092015142534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMÍRIS CRISTINA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMMY ALVES" "autor_email" => "thammy-pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }