DICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS - MA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15756 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1267 "inscrito_id" => 5918 "titulo" => "DICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS - MA" "resumo" => "Este projeto objetiva desenvolver atividades práticas para o ensino da Tabela Periódica com a adoção de jogos educativos para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antenor Gomes Viana Junior. Tendo como finalidade estimular os alunos para os assuntos relacionados a tabela periódica e seus elementos químicos encontrados no cotidiano. A melhor forma de compreender a natureza da ciência é a partir da reflexão sobre a alfabetização científica, compreendendo esta como a habilidade de entender as informações para considerar as contribuições da ciência. Para o período de observação utilizou-se a pesquisa qualitativa utilizando a técnica de observação participante. A aplicação do projeto ocorreu nos meses de maio e junho de 2015. Os assuntos trabalhados no projeto foram temas relacionados a tabela periódica, elementos químicos e átomos. Dentre as atividades desenvolvidas estavam mini aula para introdução do conteúdo, jogo Ludo Químico, exibição de vídeos e mini gincana sobre elementos químicos encontrados no dia-a-dia. O estágio supervisionado é um período em que se relaciona aspectos teóricos com aspectos práticos. E, sobretudo percebe-se a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva na prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade. Todas as atividades propostas como aula expositiva, ludo químico e a mini gincana, tiveram os objetivos alcançados e a avaliações foram positivas. A utilização de ferramentas didática como jogos educativos contribuíram de forma significante para o ensino aprendizagem dos alunos do 9º Ano A da Escola Municipal Antenor Viana Gomes Junior. Foi possível verificar através das avaliações feitas que o conteúdo sobre tabela periódica e elementos químicos foi bem assimilado e compreendido pela turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5918_03092015114342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYME RIMAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MR. RIMAR" "autor_email" => "jaymeerimar@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15756 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1267 "inscrito_id" => 5918 "titulo" => "DICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS - MA" "resumo" => "Este projeto objetiva desenvolver atividades práticas para o ensino da Tabela Periódica com a adoção de jogos educativos para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antenor Gomes Viana Junior. Tendo como finalidade estimular os alunos para os assuntos relacionados a tabela periódica e seus elementos químicos encontrados no cotidiano. A melhor forma de compreender a natureza da ciência é a partir da reflexão sobre a alfabetização científica, compreendendo esta como a habilidade de entender as informações para considerar as contribuições da ciência. Para o período de observação utilizou-se a pesquisa qualitativa utilizando a técnica de observação participante. A aplicação do projeto ocorreu nos meses de maio e junho de 2015. Os assuntos trabalhados no projeto foram temas relacionados a tabela periódica, elementos químicos e átomos. Dentre as atividades desenvolvidas estavam mini aula para introdução do conteúdo, jogo Ludo Químico, exibição de vídeos e mini gincana sobre elementos químicos encontrados no dia-a-dia. O estágio supervisionado é um período em que se relaciona aspectos teóricos com aspectos práticos. E, sobretudo percebe-se a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva na prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade. Todas as atividades propostas como aula expositiva, ludo químico e a mini gincana, tiveram os objetivos alcançados e a avaliações foram positivas. A utilização de ferramentas didática como jogos educativos contribuíram de forma significante para o ensino aprendizagem dos alunos do 9º Ano A da Escola Municipal Antenor Viana Gomes Junior. Foi possível verificar através das avaliações feitas que o conteúdo sobre tabela periódica e elementos químicos foi bem assimilado e compreendido pela turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5918_03092015114342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYME RIMAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MR. RIMAR" "autor_email" => "jaymeerimar@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }