Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLARIZAÇÃO EQUIVOCADA DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS COMO FRUTO DA FALTA DE CAPACITAÇÃO ADEQUADA DOS GESTORES E MONITORES

Palavra-chaves: MUSEUS DE CIÊNCIA., ESCOLARIZAÇÃO., POPULARIZAÇÃO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Popularização da Ciência
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15123
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2048
    "inscrito_id" => 3989
    "titulo" => "A ESCOLARIZAÇÃO EQUIVOCADA DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS COMO FRUTO DA FALTA DE CAPACITAÇÃO ADEQUADA DOS GESTORES E MONITORES"
    "resumo" => "A relação museu-escola faz-se necessária em virtude do fato de que qualquer forma de complementar e oferecer suporte ao ensino formal realizado nas escolas é bem vinda. Mas, é importante ressaltar que essa relação deve ser dosada e até mesmo repensada, principalmente no que diz respeito aos preceitos básicos da difusão e da comunicação pública da ciência. Segundo os quais afirmam que os museus representam uma importante ferramenta de popularização das ciências, devendo assim atingir as mais variadas parcelas da sociedade (sem distinções ou discriminação) e contribuir para a formação de uma cultura científica. O que ocorre é que capacitações inadequadas originam conhecimentos defasados a cerca da real importância social dos museus de ciências, fato que produz o fortalecimento de uma vertente cada vez mais notada, inclusive na literatura: A escolarização dos Museus de ciências. Neste sentido este trabalho busca evidenciar este fato através de um estudo de caso referente aos espaços “Museu Vivo da Ciência” e “Espaço Energia”, ambos situados na cidade de Campina Grande – Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "MUSEUS DE CIÊNCIA., ESCOLARIZAÇÃO., POPULARIZAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID3989_08092015183719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO SANTOS"
    "autor_email" => "thssphys@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15123
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2048
    "inscrito_id" => 3989
    "titulo" => "A ESCOLARIZAÇÃO EQUIVOCADA DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS COMO FRUTO DA FALTA DE CAPACITAÇÃO ADEQUADA DOS GESTORES E MONITORES"
    "resumo" => "A relação museu-escola faz-se necessária em virtude do fato de que qualquer forma de complementar e oferecer suporte ao ensino formal realizado nas escolas é bem vinda. Mas, é importante ressaltar que essa relação deve ser dosada e até mesmo repensada, principalmente no que diz respeito aos preceitos básicos da difusão e da comunicação pública da ciência. Segundo os quais afirmam que os museus representam uma importante ferramenta de popularização das ciências, devendo assim atingir as mais variadas parcelas da sociedade (sem distinções ou discriminação) e contribuir para a formação de uma cultura científica. O que ocorre é que capacitações inadequadas originam conhecimentos defasados a cerca da real importância social dos museus de ciências, fato que produz o fortalecimento de uma vertente cada vez mais notada, inclusive na literatura: A escolarização dos Museus de ciências. Neste sentido este trabalho busca evidenciar este fato através de um estudo de caso referente aos espaços “Museu Vivo da Ciência” e “Espaço Energia”, ambos situados na cidade de Campina Grande – Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "MUSEUS DE CIÊNCIA., ESCOLARIZAÇÃO., POPULARIZAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID3989_08092015183719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO SANTOS"
    "autor_email" => "thssphys@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A relação museu-escola faz-se necessária em virtude do fato de que qualquer forma de complementar e oferecer suporte ao ensino formal realizado nas escolas é bem vinda. Mas, é importante ressaltar que essa relação deve ser dosada e até mesmo repensada, principalmente no que diz respeito aos preceitos básicos da difusão e da comunicação pública da ciência. Segundo os quais afirmam que os museus representam uma importante ferramenta de popularização das ciências, devendo assim atingir as mais variadas parcelas da sociedade (sem distinções ou discriminação) e contribuir para a formação de uma cultura científica. O que ocorre é que capacitações inadequadas originam conhecimentos defasados a cerca da real importância social dos museus de ciências, fato que produz o fortalecimento de uma vertente cada vez mais notada, inclusive na literatura: A escolarização dos Museus de ciências. Neste sentido este trabalho busca evidenciar este fato através de um estudo de caso referente aos espaços “Museu Vivo da Ciência” e “Espaço Energia”, ambos situados na cidade de Campina Grande – Paraíba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.