“DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS”? REFLETINDO IDEIAS, DIVERSIDADES E “POLÊMICAS” NA SALA DE AULA – EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PREMEN – CAMPINA GRANDE/PB
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17126 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "“DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS”? REFLETINDO IDEIAS, DIVERSIDADES E “POLÊMICAS” NA SALA DE AULA – EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PREMEN – CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "O presente trabalho aborda um conjunto de experiências didático-pedagógicas na área de educação em direitos humanos a partir de debates e discussões no ambiente escolar durante aulas de geografia na E.E.E.M.I.P. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Parte-se aqui da possibilidade de que a educação em direitos humanos é rica em caminhos de mudança e transformação da ordem social vigente, bem como uma perspectiva necessária à reflexão e construção de ideias sobre o cotidiano e a vida nesse início de século. Para tanto, o foco da pesquisa se deu nas práticas de debates e livre exposição de ideias sobre o tema, com intervenções provocativas e que problematizassem o temário envolvido. Partiu-se do diálogo entre a abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem e a corrente de pensamento progressista. Os procedimentos consistiram, além da participação dos sujeitos envolvidos, no recolhimento de depoimentos, vivências a partir de entrevistas durante os encontros, debates visando a confrontação de ideias e pontos de vista, conversações informais, levantamento bibliográfico e acompanhamento da rotina escolar in loco junto aos demais membros da comunidade escolar. Dentre os objetivos pretendidos, buscou-se, enquanto objetivo geral, abordar as discussões e os debates sobre questões de sociabilidade no cotidiano a partir da educação em direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, DEBATES, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID1826_07092015175506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ARTHUR PEREIRA SARAIVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ARTHUR" "autor_email" => "saraivaluizarthur@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17126 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "“DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS”? REFLETINDO IDEIAS, DIVERSIDADES E “POLÊMICAS” NA SALA DE AULA – EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PREMEN – CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "O presente trabalho aborda um conjunto de experiências didático-pedagógicas na área de educação em direitos humanos a partir de debates e discussões no ambiente escolar durante aulas de geografia na E.E.E.M.I.P. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Parte-se aqui da possibilidade de que a educação em direitos humanos é rica em caminhos de mudança e transformação da ordem social vigente, bem como uma perspectiva necessária à reflexão e construção de ideias sobre o cotidiano e a vida nesse início de século. Para tanto, o foco da pesquisa se deu nas práticas de debates e livre exposição de ideias sobre o tema, com intervenções provocativas e que problematizassem o temário envolvido. Partiu-se do diálogo entre a abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem e a corrente de pensamento progressista. Os procedimentos consistiram, além da participação dos sujeitos envolvidos, no recolhimento de depoimentos, vivências a partir de entrevistas durante os encontros, debates visando a confrontação de ideias e pontos de vista, conversações informais, levantamento bibliográfico e acompanhamento da rotina escolar in loco junto aos demais membros da comunidade escolar. Dentre os objetivos pretendidos, buscou-se, enquanto objetivo geral, abordar as discussões e os debates sobre questões de sociabilidade no cotidiano a partir da educação em direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, DEBATES, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID1826_07092015175506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ARTHUR PEREIRA SARAIVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ARTHUR" "autor_email" => "saraivaluizarthur@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }