CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15678 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 1233 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Compreende-se por monitoria um instrumento de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno de graduação, através do envolvimento em práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, iniciando o discente em uma construção da identidade docente e contribuindo para melhoria do ensino-aprendizagem na graduação. Partindo da premissa que a monitoria no ensino superior se constitui como incentivadora para a formação de professores, o presente estudo versará sobre o processo de construção da identidade docente para alunos bolsista de monitoria do curso de Psicologia, a partir do relato de experiência vivenciado por alunos do referido curso, em Cajazeiras, Paraíba, bem como demonstrar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente. A monitoria realizou-se por meio de acompanhamento das aulas teórico-práticas da disciplina Estágio Básico II - Processos Sociais, desenvolvidas em equipamentos das Políticas Públicas de Assistência Social, Políticas Públicas da Saúde e ONG’s. O acompanhamento ocorreu no município de Cajazeiras/PB, no período de janeiro a novembro de 2014, correspondendo ao semestre letivo de 2014.1 e 2014.2. A monitoria tem suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos despertam e reforçam o interesse de ser professor, além de incentivar à criação de novas metodologias e práticas pedagógicas, no qual a habilidade prática junto aos conhecimentos teórico desenvolve no discente autoconfiança e segurança facilitando o aprendizado, evidenciando, assim, a importância da prática de monitoria para alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1233_17072015222644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BRITO" "autor_email" => "larissa_lbs@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15678 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 1233 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Compreende-se por monitoria um instrumento de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno de graduação, através do envolvimento em práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, iniciando o discente em uma construção da identidade docente e contribuindo para melhoria do ensino-aprendizagem na graduação. Partindo da premissa que a monitoria no ensino superior se constitui como incentivadora para a formação de professores, o presente estudo versará sobre o processo de construção da identidade docente para alunos bolsista de monitoria do curso de Psicologia, a partir do relato de experiência vivenciado por alunos do referido curso, em Cajazeiras, Paraíba, bem como demonstrar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente. A monitoria realizou-se por meio de acompanhamento das aulas teórico-práticas da disciplina Estágio Básico II - Processos Sociais, desenvolvidas em equipamentos das Políticas Públicas de Assistência Social, Políticas Públicas da Saúde e ONG’s. O acompanhamento ocorreu no município de Cajazeiras/PB, no período de janeiro a novembro de 2014, correspondendo ao semestre letivo de 2014.1 e 2014.2. A monitoria tem suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos despertam e reforçam o interesse de ser professor, além de incentivar à criação de novas metodologias e práticas pedagógicas, no qual a habilidade prática junto aos conhecimentos teórico desenvolve no discente autoconfiança e segurança facilitando o aprendizado, evidenciando, assim, a importância da prática de monitoria para alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1233_17072015222644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BRITO" "autor_email" => "larissa_lbs@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }