Compreende-se por monitoria um instrumento de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno de graduação, através do envolvimento em práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, iniciando o discente em uma construção da identidade docente e contribuindo para melhoria do ensino-aprendizagem na graduação. Partindo da premissa que a monitoria no ensino superior se constitui como incentivadora para a formação de professores, o presente estudo versará sobre o processo de construção da identidade docente para alunos bolsista de monitoria do curso de Psicologia, a partir do relato de experiência vivenciado por alunos do referido curso, em Cajazeiras, Paraíba, bem como demonstrar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente. A monitoria realizou-se por meio de acompanhamento das aulas teórico-práticas da disciplina Estágio Básico II - Processos Sociais, desenvolvidas em equipamentos das Políticas Públicas de Assistência Social, Políticas Públicas da Saúde e ONG’s. O acompanhamento ocorreu no município de Cajazeiras/PB, no período de janeiro a novembro de 2014, correspondendo ao semestre letivo de 2014.1 e 2014.2. A monitoria tem suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos despertam e reforçam o interesse de ser professor, além de incentivar à criação de novas metodologias e práticas pedagógicas, no qual a habilidade prática junto aos conhecimentos teórico desenvolve no discente autoconfiança e segurança facilitando o aprendizado, evidenciando, assim, a importância da prática de monitoria para alunos.