Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: MONITORIA, DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15678
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 1233
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "Compreende-se por monitoria um instrumento de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno de graduação, através do envolvimento em práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, iniciando o discente em uma construção da identidade docente e contribuindo para melhoria do ensino-aprendizagem na graduação. Partindo da premissa que a monitoria no ensino superior se constitui como incentivadora para a formação de professores, o presente estudo versará sobre o processo de construção da identidade docente para alunos bolsista de monitoria do curso de Psicologia, a partir do relato de experiência vivenciado por alunos do referido curso, em Cajazeiras, Paraíba, bem como demonstrar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente. A monitoria realizou-se por meio de acompanhamento das aulas teórico-práticas da disciplina Estágio Básico II - Processos Sociais, desenvolvidas em equipamentos das Políticas Públicas de Assistência Social, Políticas Públicas da Saúde e ONG’s. O acompanhamento ocorreu no município de Cajazeiras/PB, no período de janeiro a novembro de 2014, correspondendo ao semestre letivo de 2014.1 e 2014.2. A monitoria tem suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos despertam e reforçam o interesse de ser professor, além de incentivar à criação de novas metodologias e práticas pedagógicas, no qual a habilidade prática junto aos conhecimentos teórico desenvolve no discente autoconfiança e segurança facilitando o aprendizado, evidenciando, assim, a importância da prática de monitoria para alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1233_17072015222644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BRITO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA BRITO"
    "autor_email" => "larissa_lbs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15678
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 1233
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "Compreende-se por monitoria um instrumento de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno de graduação, através do envolvimento em práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, iniciando o discente em uma construção da identidade docente e contribuindo para melhoria do ensino-aprendizagem na graduação. Partindo da premissa que a monitoria no ensino superior se constitui como incentivadora para a formação de professores, o presente estudo versará sobre o processo de construção da identidade docente para alunos bolsista de monitoria do curso de Psicologia, a partir do relato de experiência vivenciado por alunos do referido curso, em Cajazeiras, Paraíba, bem como demonstrar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente. A monitoria realizou-se por meio de acompanhamento das aulas teórico-práticas da disciplina Estágio Básico II - Processos Sociais, desenvolvidas em equipamentos das Políticas Públicas de Assistência Social, Políticas Públicas da Saúde e ONG’s. O acompanhamento ocorreu no município de Cajazeiras/PB, no período de janeiro a novembro de 2014, correspondendo ao semestre letivo de 2014.1 e 2014.2. A monitoria tem suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos despertam e reforçam o interesse de ser professor, além de incentivar à criação de novas metodologias e práticas pedagógicas, no qual a habilidade prática junto aos conhecimentos teórico desenvolve no discente autoconfiança e segurança facilitando o aprendizado, evidenciando, assim, a importância da prática de monitoria para alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1233_17072015222644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BRITO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA BRITO"
    "autor_email" => "larissa_lbs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Compreende-se por monitoria um instrumento de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno de graduação, através do envolvimento em práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, iniciando o discente em uma construção da identidade docente e contribuindo para melhoria do ensino-aprendizagem na graduação. Partindo da premissa que a monitoria no ensino superior se constitui como incentivadora para a formação de professores, o presente estudo versará sobre o processo de construção da identidade docente para alunos bolsista de monitoria do curso de Psicologia, a partir do relato de experiência vivenciado por alunos do referido curso, em Cajazeiras, Paraíba, bem como demonstrar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente. A monitoria realizou-se por meio de acompanhamento das aulas teórico-práticas da disciplina Estágio Básico II - Processos Sociais, desenvolvidas em equipamentos das Políticas Públicas de Assistência Social, Políticas Públicas da Saúde e ONG’s. O acompanhamento ocorreu no município de Cajazeiras/PB, no período de janeiro a novembro de 2014, correspondendo ao semestre letivo de 2014.1 e 2014.2. A monitoria tem suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos despertam e reforçam o interesse de ser professor, além de incentivar à criação de novas metodologias e práticas pedagógicas, no qual a habilidade prática junto aos conhecimentos teórico desenvolve no discente autoconfiança e segurança facilitando o aprendizado, evidenciando, assim, a importância da prática de monitoria para alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.