O USO DO POGIL NO ENSINO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16605 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 7792 "titulo" => "O USO DO POGIL NO ENSINO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O POGIL é uma metodologia ativa de ensino, que surgiu na Universidade de Nova York, em Stony Brook, nos Estados Unidos, pelos professores Franklin e Marshall, e de acordo com pesquisas relacionadas aos processos educativos, projeta as atividades de sala de aula com base na forma como as pessoas aprendem. Tal método reconhece que as pessoas aprendem através da construção do próprio entendimento, envolvendo conhecimentos e experiências já vividos, e dando sequência ao ciclo de aprendizagem. Assim, este ciclo inclui a exploração, a formação de conceito e aplicação, a discussão e a interação com as pessoas, refletindo assim, no seu progresso de aprendizagem e avaliação do seu desempenho. Esse artigo aborda o ciclo da aprendizagem, de acordo com orientações da metodologia da concepção de atividades em torno do Processo de Aprendizagem Orientada por Inquérito Guiado – POGIL, para avaliar o sucesso dessa metodologia na disciplina de Química Geral II com alunos do 3º período do curso de Licenciatura em Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "POGIL, METODOLOGIA, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID7792_08092015154402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARIANNY RICELLY DANTAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LARY DANTAS" "autor_email" => "laryriceli@hotmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16605 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 7792 "titulo" => "O USO DO POGIL NO ENSINO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O POGIL é uma metodologia ativa de ensino, que surgiu na Universidade de Nova York, em Stony Brook, nos Estados Unidos, pelos professores Franklin e Marshall, e de acordo com pesquisas relacionadas aos processos educativos, projeta as atividades de sala de aula com base na forma como as pessoas aprendem. Tal método reconhece que as pessoas aprendem através da construção do próprio entendimento, envolvendo conhecimentos e experiências já vividos, e dando sequência ao ciclo de aprendizagem. Assim, este ciclo inclui a exploração, a formação de conceito e aplicação, a discussão e a interação com as pessoas, refletindo assim, no seu progresso de aprendizagem e avaliação do seu desempenho. Esse artigo aborda o ciclo da aprendizagem, de acordo com orientações da metodologia da concepção de atividades em torno do Processo de Aprendizagem Orientada por Inquérito Guiado – POGIL, para avaliar o sucesso dessa metodologia na disciplina de Química Geral II com alunos do 3º período do curso de Licenciatura em Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "POGIL, METODOLOGIA, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID7792_08092015154402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARIANNY RICELLY DANTAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LARY DANTAS" "autor_email" => "laryriceli@hotmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }