MOURA, Alessandro Alencar De et al.. A relação professor-aluno-leitura. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15320>. Acesso em: 23/12/2024 01:40
Este arquivo aborda algumas das especificidades existentes na relação professor-aluno-leitura, ao que concerne à implementação da leitura (principalmente a literária) nas práticas docentes dos professores de língua portuguesa, sobremaneira os professores do ensino fundamental. Algumas considerações foram traçadas a partir de análises teóricas embasadas em autores que abordam a temática em questão, tal como Bamberger (1995), Frantz (2011), Lajolo (2005), Perissé (2006), entre outros. Por outro lado outras propostas foram vislumbradas. Da análise das práticas docentes nas escolas do país, traçou-se uma reflexão sobre os saberes, práticas e posturas necessárias ao professor que se utiliza da leitura com instrumento de pesquisa, de fruição, de conhecimento de mundo, tanto nas salas de aula onde atua como professor mediador, como fora delas.