A Caatinga, um bioma tipicamente brasileiro, ao contrário do que se imagina, não é pobre em espécies e muito menos endemismos. Na realidade, a Caatinga ainda é muito mal conhecida, embora seja mais diversa que qualquer outro bioma no mundo. Este estudo objetivou analisar o conhecimento de alunos do 3º ano do Ensino Médio, sobre o bioma Caatinga e sua importância. O estudo foi realizado em uma escola estadual do município de Patos, Paraíba. Um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas sobre o assunto proposto foi aplicado. Uma amostra de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio foi selecionada através de participação voluntária, com faixa etária entre 16-18 anos. Foi observado um conhecimento superficial dos alunos, pois muitos transcreveram informações equivocadas sobre o bioma. Os inquiridos reconheceram a diversidade em número de espécies vegetais e animais, sendo citadas 49 espécies. As espécies vegetais mais citadas foram “cacto” (30), “xique-xique” (26), “favela” (14), “jurema” (9), “mandacaru” (8). Das espécies animais: “preá” (11), “cobra” e “camaleão” (9), “tatu bola” (7), “tatu peba” (5), “tejo” e “arribaçã” (4). Os alunos inquiridos também reconheceram a necessidade de medidas conservativas e de proteção do bioma e consequentemente de sua biodiversidade. Esses resultados mostraram a necessidade dos professores trabalharem em suas aulas e em todos os níveis da Educação Brasileira, sobre a Caatinga. Utilizando exemplos de espécies presentes na fauna e flora do bioma, como forma de facilitar a aprendizagem, essa estratégia poderá garantir o conhecimento sobre essas espécies e a conservação da biodiversidade.