CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E SUA IMPORTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15647 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 3572 "titulo" => "CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E SUA IMPORTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "A Caatinga, um bioma tipicamente brasileiro, ao contrário do que se imagina, não é pobre em espécies e muito menos endemismos. Na realidade, a Caatinga ainda é muito mal conhecida, embora seja mais diversa que qualquer outro bioma no mundo. Este estudo objetivou analisar o conhecimento de alunos do 3º ano do Ensino Médio, sobre o bioma Caatinga e sua importância. O estudo foi realizado em uma escola estadual do município de Patos, Paraíba. Um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas sobre o assunto proposto foi aplicado. Uma amostra de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio foi selecionada através de participação voluntária, com faixa etária entre 16-18 anos. Foi observado um conhecimento superficial dos alunos, pois muitos transcreveram informações equivocadas sobre o bioma. Os inquiridos reconheceram a diversidade em número de espécies vegetais e animais, sendo citadas 49 espécies. As espécies vegetais mais citadas foram “cacto” (30), “xique-xique” (26), “favela” (14), “jurema” (9), “mandacaru” (8). Das espécies animais: “preá” (11), “cobra” e “camaleão” (9), “tatu bola” (7), “tatu peba” (5), “tejo” e “arribaçã” (4). Os alunos inquiridos também reconheceram a necessidade de medidas conservativas e de proteção do bioma e consequentemente de sua biodiversidade. Esses resultados mostraram a necessidade dos professores trabalharem em suas aulas e em todos os níveis da Educação Brasileira, sobre a Caatinga. Utilizando exemplos de espécies presentes na fauna e flora do bioma, como forma de facilitar a aprendizagem, essa estratégia poderá garantir o conhecimento sobre essas espécies e a conservação da biodiversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "BIOMA, CAATINGA, EDUCAÇÃO, PATOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3572_08092015140205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES BRITO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THAMYRES BRITO" "autor_email" => "thamyresbn@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15647 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 3572 "titulo" => "CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E SUA IMPORTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "A Caatinga, um bioma tipicamente brasileiro, ao contrário do que se imagina, não é pobre em espécies e muito menos endemismos. Na realidade, a Caatinga ainda é muito mal conhecida, embora seja mais diversa que qualquer outro bioma no mundo. Este estudo objetivou analisar o conhecimento de alunos do 3º ano do Ensino Médio, sobre o bioma Caatinga e sua importância. O estudo foi realizado em uma escola estadual do município de Patos, Paraíba. Um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas sobre o assunto proposto foi aplicado. Uma amostra de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio foi selecionada através de participação voluntária, com faixa etária entre 16-18 anos. Foi observado um conhecimento superficial dos alunos, pois muitos transcreveram informações equivocadas sobre o bioma. Os inquiridos reconheceram a diversidade em número de espécies vegetais e animais, sendo citadas 49 espécies. As espécies vegetais mais citadas foram “cacto” (30), “xique-xique” (26), “favela” (14), “jurema” (9), “mandacaru” (8). Das espécies animais: “preá” (11), “cobra” e “camaleão” (9), “tatu bola” (7), “tatu peba” (5), “tejo” e “arribaçã” (4). Os alunos inquiridos também reconheceram a necessidade de medidas conservativas e de proteção do bioma e consequentemente de sua biodiversidade. Esses resultados mostraram a necessidade dos professores trabalharem em suas aulas e em todos os níveis da Educação Brasileira, sobre a Caatinga. Utilizando exemplos de espécies presentes na fauna e flora do bioma, como forma de facilitar a aprendizagem, essa estratégia poderá garantir o conhecimento sobre essas espécies e a conservação da biodiversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "BIOMA, CAATINGA, EDUCAÇÃO, PATOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3572_08092015140205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES BRITO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THAMYRES BRITO" "autor_email" => "thamyresbn@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }