BORBOREMA, Fernanda Cristina Agra. Etnografia e educação: usos e contribuições. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16023>. Acesso em: 22/11/2024 00:25
Durante muitos anos, acreditava-se que a entrada da criança no mundo da leitura, iniciava-se apenas pelo desenvolvimento das habilidades de decodificação das palavras. Apesar de este ser um conhecimento necessário, a prática da leitura não se reduz ao desenvolvimento dessa habilidade. Este trabalho tem como tema principal, refletir sobre as contribuições das pesquisas qualitativas etnográficas para a área da educação, tendo em vista que, após a reflexão docente de suas práticas, a ampliação das concepções de leitura e linguagem, o planejamento e execução de ações de práticas que promovam práticas significativas. Utilizaremos para resultados da pesquisa uma metodologia exploratória e qualitativa, com abordagem etnográfica. Acreditamos que os estudos da etnografia para o campo da educação, auxiliam significativamente para solução do problema pesquisado, através da descrição densa e detalhada da prática de leitura, das técnicas utilizadas e o trabalho investigativo e interpretativo do pesquisador no campo, possibilitem a compreensão do cotidiano escolar, a identificação dos sujeitos reais, seus discursos, suas complexas interações e o modo como produzem conhecimento. Desse modo, acreditamos que os estudos etnográficos e seus usos na educação, podem contribuir significativamente para apontar reflexões sobre a prática de leitura em sala de aula que, sendo revista, promova um movimento significativo, considerando a necessidade do desenvolvimento da competência leitora dos alunos, tendo em vista a sua formação como sujeito leitor.