Frequentemente testemunhamos que os estudantes da educação básica apresentam uma grande aversão a Física, pois os mesmos afirmam ser esta uma ciência de difícil compreensão e que não tem relação com o cotidiano dos mesmos, o que pode ser fruto de um ensino tradicional, onde há a matematização do conhecimento científico, levando o estudante apenas a decorar fórmulas e substituições das incógnitas pelos números. Propomos a realização de uma atividade experimental utilizando de uma abordagem problematizadora para discutir conceitos de astronomia nas aulas de física, de modo a estimular o caráter investigativo e criativo dos estudantes, por meio de uma oficina pedagógica realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino no município de Campina Grande – PB. Pudemos observar uma maior motivação e o despertar dos interesse dos estudantes diante da proposta, considerando que houve uma maior participação e envolvimento dos mesmos durante o processo de construção do conhecimento sobre astronomia. Consideramos significativa a utilização de atividades experimentais com uma abordagem problematizadora, uma vez que a mesma proporciona significado aos conceitos adquiridos nas aulas de Física, correlacionando a teoria com a prática, propiciando o processo de ensino e aprendizagem.