Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALOGIA DAS CARGAS ELÉTRICAS: UMA ABORDAGEM VISUAL

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTO, CONCEPÇÕES PRÉVIAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Devido à impossibilidade de enxergar alguns fenômenos presentes em nosso cotidiano, podemos recorrer a analogias. Neste trabalho, inicialmente, buscou-se investigar, em artigos, quais eram as concepções prévias de alunos do ensino médio sobre corrente elétrica. A partir dessa investigação elaboramos um experimento que mostra ao aluno que as cargas não vêm de uma fonte externa e fazem o aparelho elétrico funcionar, mas que elas já estão presentes no fio, paradas, e ao ligarmos o aparelho passam a se movimentar. Por outro lado, quando desligamos o aparelho elas param de se movimentar, porém continuam presentes nos condutores que formam o circuito. O experimento foi realizado na escola C.E. Waldemar Raythe, em Seropédica, nas turmas do terceiro ano, que já tinham visto o conceito de corrente elétrica, com o objetivo de verificar se a visualização analógica do processo poderia contribuir para desfazer determinadas concepções prévias que não se coadunam com a visão científica atual. Para verificar a eficiência do experimento confeccionado, foi realizado dois questionários, um para ser aplicado antes da apresentação do experimento, para verificar se as concepções antes investigadas se confirmavam. O outro questionário tinha como objetivo averiguar se o experimento era capaz de proporcionar ao aluno entender o fenômeno físico abordado. Os resultados encontrados indicaram que realmente os alunos tinham uma ideia equivocada referente ao tema, confirmando assim os dados obtidos nos artigos analisados. Mostrou também que o experimento é bem eficiente, pois com os dados coletados foi possível perceber que houve uma mudança significativa nas respostas dos alunos.

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