A sociedade brasileira é constituída por várias diferenças, sejam elas profissionais, sociais, culturais ou educacionais. Tais diferenças transformam-se muita das vezes no principal motivo para a exclusão. A inclusão social é uma preocupação mundial, contemplada como tema de debates e congressos em diversas áreas de estudo, em que o principal foco é estimular a reflexão acerca do comprometimento dos profissionais da Educação com a inclusão de alunos com deficiência visual (DV). A Química é uma ciência experimental que fornece diversas informações para ações do cotidiano. Atualmente, é possível observar o desânimo dos estudantes para com essa ciência que vem sendo rejeitada pelos discentes por não conhecer sua importância e aplicação. Diante dessa problemática em compreender os conteúdos de química e ter a certeza da sua aplicação no dia a dia, surgiu por parte dos alunos do 2°ano do ensino médio da EEEFM Padre Hildon Bandeira em João Pessoa – PB, a necessidade de elaborar uma cartilha como recurso didático, após abordar o tema: Química dos Cosméticos. O objetivo desse trabalho foi confeccionar uma cartilha como material didático em Braille, para abordar o conteúdo de Química, em que o material produzido visa auxiliar a escolha correta dos produtos químicos aplicados nos cabelos de alunos com deficiência visual (ADV).