TECENDO VIDAS, ENSINANDO HISTÓRIA, LEITURAS DE MULHERES: MEMÓRIA E IDENTIDADES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16971 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2431 "inscrito_id" => 8595 "titulo" => "TECENDO VIDAS, ENSINANDO HISTÓRIA, LEITURAS DE MULHERES: MEMÓRIA E IDENTIDADES" "resumo" => "Este artigo parte de uma pesquisa cuja perspectiva foi articular, as múltiplas identidades femininas e suas histórias de vida em seus territórios de atuação social, a partir das proposições de uma proposta educativa que educa através de histórias de vida, contribuindo na escola para o ensino de história. Nosso objetivo foi compreender como mulheres que atuam como rezadeira, cordelista e docente em assentamentos, constroem suas identidades de pertencimento, a partir de suas memórias do lugar onde habitam e desenvolvem suas práticas sociais e culturais, cujos saberes-fazeres se constituem em conhecimentos importantes de serem inseridos no espaço escolar, no contexto do ensino de história. Partindo deste pressuposto, buscamos problematizar o lugar social destas mulheres, procurando perceber como estes segmentos femininos de diferentes gerações em contextos rurais e urbanos, elaboram suas ações cotidianas nos territórios de seus pertencimentos, na construção de suas identidades de gênero contribuindo na formação docente em história e na perspectiva de um currículo intercultural. Trata-se de uma pesquisa com história oral, em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mulheres em três diferentes cidades da Paraíba, para que pudéssemos entender como estas nos cotidianos desenvolvem ações e práticas que na concepção deste estudos, são educacionais. Este estudo é, portanto, resultado de uma pesquisa de Iniciação Cientifica – Píbic/UEPB, que está em andamento, na qual apresentamos reflexões sobre a relação entre história de vida e saber escolar, nos modos e formas de aprendizagens significativas cujos conteúdos nos permite fazer uma releitura do ensino de história e as contribuições das narrativas orais, para elaboração do saber histórico escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MULHERES, IDENTIDADE, ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID8595_09092015102920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio_antuneees@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB/CAMPUS I" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16971 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2431 "inscrito_id" => 8595 "titulo" => "TECENDO VIDAS, ENSINANDO HISTÓRIA, LEITURAS DE MULHERES: MEMÓRIA E IDENTIDADES" "resumo" => "Este artigo parte de uma pesquisa cuja perspectiva foi articular, as múltiplas identidades femininas e suas histórias de vida em seus territórios de atuação social, a partir das proposições de uma proposta educativa que educa através de histórias de vida, contribuindo na escola para o ensino de história. Nosso objetivo foi compreender como mulheres que atuam como rezadeira, cordelista e docente em assentamentos, constroem suas identidades de pertencimento, a partir de suas memórias do lugar onde habitam e desenvolvem suas práticas sociais e culturais, cujos saberes-fazeres se constituem em conhecimentos importantes de serem inseridos no espaço escolar, no contexto do ensino de história. Partindo deste pressuposto, buscamos problematizar o lugar social destas mulheres, procurando perceber como estes segmentos femininos de diferentes gerações em contextos rurais e urbanos, elaboram suas ações cotidianas nos territórios de seus pertencimentos, na construção de suas identidades de gênero contribuindo na formação docente em história e na perspectiva de um currículo intercultural. Trata-se de uma pesquisa com história oral, em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mulheres em três diferentes cidades da Paraíba, para que pudéssemos entender como estas nos cotidianos desenvolvem ações e práticas que na concepção deste estudos, são educacionais. Este estudo é, portanto, resultado de uma pesquisa de Iniciação Cientifica – Píbic/UEPB, que está em andamento, na qual apresentamos reflexões sobre a relação entre história de vida e saber escolar, nos modos e formas de aprendizagens significativas cujos conteúdos nos permite fazer uma releitura do ensino de história e as contribuições das narrativas orais, para elaboração do saber histórico escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MULHERES, IDENTIDADE, ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID8595_09092015102920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio_antuneees@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB/CAMPUS I" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }