Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO ESCOLAR FLEXIBILIZADA: UMA ABORDAGEM E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE CABEDELO/PB - ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO ESCOLAR FREXIBILIZADA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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      Autora: Givanilda Gomes da Silva ; Co-autora: Renata de Kássia Gomes da Silva.2\r\n
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      1 Prefeitura Municipal de Cabedelo/Diretoria de Educação Inclusiva, givanildagomes@yahoo.com.br \r\n
      2 Governo do Estado da Paraíba – Secretaria de Educação e cultura, renatagomes89@hotmail.com\r\n
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      RESUMO\r\n
      Este estudo teve como objetivo investigar a compreensão dos professores que atuam na Escola Municipal Adolfo Pereira Maia do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Cabedelo, estado da Paraíba, acerca do tema: Avaliação Escolar Flexibilizada no Contexto Escolar e sua relação com a organização do conhecimento na prática docente. O estudo pautou-se numa pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos do materialismo histórico dialético. A pesquisa apontou que os professores do ensino fundamental anos finais da escola supracitada ainda têm uma visão limitada a respeito do tema pesquisado, entretanto, mostraram-se abertos para discussão da referida questão, inclusive sugeriram como meios para trabalhá-la melhor no espaço escolar, uma formação docente mais efetiva em favor de uma prática educativa mais sociointeracionista. É importante reconhecer que a prática educativa é um elemento de viabilização de práticas inclusivas e que cabe ao professor a tarefa de proporcionar mudanças de atitude em prol da emancipação, da autonomia e da inclusão dos sujeitos sociais diante do contexto de uma sociedade globalizada e excludente, onde a avaliação desempenha um papel importante, tanto no que diz respeito a inclusão ou exclusão do discente no contexto escolar. \r\n
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      Este estudo teve como objetivo investigar a compreensão dos professores que atuam na Escola Municipal Adolfo Pereira Maia do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Cabedelo, estado da Paraíba, acerca do tema: Avaliação Escolar Flexibilizada no Contexto Escolar e sua relação com a organização do conhecimento na prática docente. O estudo pautou-se numa pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos do materialismo histórico dialético. A pesquisa apontou que os professores do ensino fundamental anos finais da escola supracitada ainda têm uma visão limitada a respeito do tema pesquisado, entretanto, mostraram-se abertos para discussão da referida questão, inclusive sugeriram como meios para trabalhá-la melhor no espaço escolar, uma formação docente mais efetiva em favor de uma prática educativa mais sociointeracionista. É importante reconhecer que a prática educativa é um elemento de viabilização de práticas inclusivas e que cabe ao professor a tarefa de proporcionar mudanças de atitude em prol da emancipação, da autonomia e da inclusão dos sujeitos sociais diante do contexto de uma sociedade globalizada e excludente, onde a avaliação desempenha um papel importante, tanto no que diz respeito a inclusão ou exclusão do discente no contexto escolar. \r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

AVALIAÇÃO ESCOLAR FLEXIBILIZADA: UMA ABORDAGEM E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB – UM ESTUDO DE CASO Autora: Givanilda Gomes da Silva ; Co-autora: Renata de Kássia Gomes da Silva.2 1 Prefeitura Municipal de Cabedelo/Diretoria de Educação Inclusiva, givanildagomes@yahoo.com.br 2 Governo do Estado da Paraíba – Secretaria de Educação e cultura, renatagomes89@hotmail.com RESUMO Este estudo teve como objetivo investigar a compreensão dos professores que atuam na Escola Municipal Adolfo Pereira Maia do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Cabedelo, estado da Paraíba, acerca do tema: Avaliação Escolar Flexibilizada no Contexto Escolar e sua relação com a organização do conhecimento na prática docente. O estudo pautou-se numa pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos do materialismo histórico dialético. A pesquisa apontou que os professores do ensino fundamental anos finais da escola supracitada ainda têm uma visão limitada a respeito do tema pesquisado, entretanto, mostraram-se abertos para discussão da referida questão, inclusive sugeriram como meios para trabalhá-la melhor no espaço escolar, uma formação docente mais efetiva em favor de uma prática educativa mais sociointeracionista. É importante reconhecer que a prática educativa é um elemento de viabilização de práticas inclusivas e que cabe ao professor a tarefa de proporcionar mudanças de atitude em prol da emancipação, da autonomia e da inclusão dos sujeitos sociais diante do contexto de uma sociedade globalizada e excludente, onde a avaliação desempenha um papel importante, tanto no que diz respeito a inclusão ou exclusão do discente no contexto escolar. Palavras-chave: Avaliação Escolar Flexibilizada. Educação Inclusiva. Formação de professores.

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