AVALIAÇÃO ESCOLAR FLEXIBILIZADA: UMA ABORDAGEM E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB – UM ESTUDO DE CASO
Autora: Givanilda Gomes da Silva ; Co-autora: Renata de Kássia Gomes da Silva.2
1 Prefeitura Municipal de Cabedelo/Diretoria de Educação Inclusiva, givanildagomes@yahoo.com.br
2 Governo do Estado da Paraíba – Secretaria de Educação e cultura, renatagomes89@hotmail.com
RESUMO
Este estudo teve como objetivo investigar a compreensão dos professores que atuam na Escola Municipal Adolfo Pereira Maia do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Cabedelo, estado da Paraíba, acerca do tema: Avaliação Escolar Flexibilizada no Contexto Escolar e sua relação com a organização do conhecimento na prática docente. O estudo pautou-se numa pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos do materialismo histórico dialético. A pesquisa apontou que os professores do ensino fundamental anos finais da escola supracitada ainda têm uma visão limitada a respeito do tema pesquisado, entretanto, mostraram-se abertos para discussão da referida questão, inclusive sugeriram como meios para trabalhá-la melhor no espaço escolar, uma formação docente mais efetiva em favor de uma prática educativa mais sociointeracionista. É importante reconhecer que a prática educativa é um elemento de viabilização de práticas inclusivas e que cabe ao professor a tarefa de proporcionar mudanças de atitude em prol da emancipação, da autonomia e da inclusão dos sujeitos sociais diante do contexto de uma sociedade globalizada e excludente, onde a avaliação desempenha um papel importante, tanto no que diz respeito a inclusão ou exclusão do discente no contexto escolar.
Palavras-chave: Avaliação Escolar Flexibilizada. Educação Inclusiva. Formação de professores.