Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOPOÉTICA: APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR E QUALITATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA.

Palavra-chaves: BIOLOGIA EM POEMAS, CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR, TEXTOS POÉTICOS, PROPOSTA INOVADORA EM BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Popularização da Ciência
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15578
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 3729
    "titulo" => "BIOPOÉTICA: APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR E QUALITATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA."
    "resumo" => "O trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, durante o meses de fevereiro de 2014 a junho de 2015, com 5(cinco) turmas de ensino médio do  turno da tarde e faixa etária entre 14 e 17 anos. Trata-se de uma de pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, na qual se procurou usar uma trilha metodológica diversificada buscando atender às necessidades heterogêneas do grupo. Este pretendeu apresentar conteúdos de Biologia através da estrutura de textos poéticos, favorecendo a aprendizagem e despertando no aluno a percepção para um conhecimento não fragmentado, outrossim, interdisciplinar.  A aceitação e o envolvimento dos alunos com o projeto aconteceram de forma entusiasmada, por se tratar de algo novo dentro do universo da sala de aula, proporcionando diversão, curiosidade e integração entre estes. Os alunos passaram a apresentar mais interesse pela leitura dos textos de Biologia do livro didático a partir da aproximação com o texto poético, produzindo poemas com significativa qualidade de conteúdo. 81% dos alunos obtiveram notas maior ou igual a 8,0(oito) na avaliação do conteúdo de suas produções. O uso de trilhas metodológicas inovadoras favorece a formação de um ambiente construtivista que envolve aluno e professor num projeto comum rumo ao conhecimento.  Os resultados obtidos inferem que a leitura e produção de poemas são ferramentas pedagógicas importantes no desenvolvimento cognitivo, na construção do conhecimento, na revisitação e resignificação de conteúdos e ampliação da visão de mundo do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA EM POEMAS, CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR, TEXTOS POÉTICOS, PROPOSTA INOVADORA EM BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID3729_16082015190830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CÉLIA CAVALCANTE DE PAULA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÉLIA"
    "autor_email" => "romulo_celia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15578
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 3729
    "titulo" => "BIOPOÉTICA: APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR E QUALITATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA."
    "resumo" => "O trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, durante o meses de fevereiro de 2014 a junho de 2015, com 5(cinco) turmas de ensino médio do  turno da tarde e faixa etária entre 14 e 17 anos. Trata-se de uma de pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, na qual se procurou usar uma trilha metodológica diversificada buscando atender às necessidades heterogêneas do grupo. Este pretendeu apresentar conteúdos de Biologia através da estrutura de textos poéticos, favorecendo a aprendizagem e despertando no aluno a percepção para um conhecimento não fragmentado, outrossim, interdisciplinar.  A aceitação e o envolvimento dos alunos com o projeto aconteceram de forma entusiasmada, por se tratar de algo novo dentro do universo da sala de aula, proporcionando diversão, curiosidade e integração entre estes. Os alunos passaram a apresentar mais interesse pela leitura dos textos de Biologia do livro didático a partir da aproximação com o texto poético, produzindo poemas com significativa qualidade de conteúdo. 81% dos alunos obtiveram notas maior ou igual a 8,0(oito) na avaliação do conteúdo de suas produções. O uso de trilhas metodológicas inovadoras favorece a formação de um ambiente construtivista que envolve aluno e professor num projeto comum rumo ao conhecimento.  Os resultados obtidos inferem que a leitura e produção de poemas são ferramentas pedagógicas importantes no desenvolvimento cognitivo, na construção do conhecimento, na revisitação e resignificação de conteúdos e ampliação da visão de mundo do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA EM POEMAS, CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR, TEXTOS POÉTICOS, PROPOSTA INOVADORA EM BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID3729_16082015190830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CÉLIA CAVALCANTE DE PAULA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÉLIA"
    "autor_email" => "romulo_celia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, durante o meses de fevereiro de 2014 a junho de 2015, com 5(cinco) turmas de ensino médio do turno da tarde e faixa etária entre 14 e 17 anos. Trata-se de uma de pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, na qual se procurou usar uma trilha metodológica diversificada buscando atender às necessidades heterogêneas do grupo. Este pretendeu apresentar conteúdos de Biologia através da estrutura de textos poéticos, favorecendo a aprendizagem e despertando no aluno a percepção para um conhecimento não fragmentado, outrossim, interdisciplinar. A aceitação e o envolvimento dos alunos com o projeto aconteceram de forma entusiasmada, por se tratar de algo novo dentro do universo da sala de aula, proporcionando diversão, curiosidade e integração entre estes. Os alunos passaram a apresentar mais interesse pela leitura dos textos de Biologia do livro didático a partir da aproximação com o texto poético, produzindo poemas com significativa qualidade de conteúdo. 81% dos alunos obtiveram notas maior ou igual a 8,0(oito) na avaliação do conteúdo de suas produções. O uso de trilhas metodológicas inovadoras favorece a formação de um ambiente construtivista que envolve aluno e professor num projeto comum rumo ao conhecimento. Os resultados obtidos inferem que a leitura e produção de poemas são ferramentas pedagógicas importantes no desenvolvimento cognitivo, na construção do conhecimento, na revisitação e resignificação de conteúdos e ampliação da visão de mundo do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.