A educação de pessoas com necessidades educacionais, muitas vezes foram desenvolvidos em um modelo segregado, ele vem mudando nas últimas décadas para uma educação inclusiva. Este estudo tem como objetivo analisar a prática da educação inclusiva da cidade de Cabedelo / PB, o foco da pesquisa em educação inclusiva, considerando que a cidade é referência no Estado por causa de seu cuidado com as crianças com deficiências e seu processo de inclusão social e educacional. O estudo baseou-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa exploratória, com método qualitativo de abordagem. Nossa amostra foi realizada pelos profissionais que trabalham com a política de educação inclusiva de Cabedelo / PB, composta por 06 profissionais de educação. Como técnica de coleta de dados, uma pesquisa não-estruturada foi utilizada; após a coleta, os dados foram analisados de forma descritiva e qualitativa apresentada no texto com base na literatura sobre o tema discutido. Dada a pesquisa desenvolvida, podemos compreender o processo de inclusão social das pessoas com deficiência no ambiente escolar, bem como a importância da aplicação efetiva da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.