Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ESCOLA DO CAMPO Pôster (PO) / Poster Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15800
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1265
    "inscrito_id" => 6121
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência vivenciada com as ações do PIBID – Diversidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais subprojeto ensino fundamental II referente à Educação Ambiental desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil, Fundamental e Médio Idelfonso Anselmo da Silva (Amparo – PB),  com o intuito de sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo foi trabalhar, através de palestras e oficinas, o conceito de Meio Ambiente, discutindo em sala de aula a importância da preservação do meio ambiente com a utilização do uso sustentável dos recursos naturais e da reciclagem. Foi uma ação didático-pedagógica desenvolvida em sala de aula de forma conjunta com os professores das disciplinas de História e Geografia do 6º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental II na Semana do Meio Ambiente, ocorrida entre os dias 01  a 05 de junho de 2015, com o intuito de contribuir com a sensibilização e conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.Esse trabalho se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricos   da Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Trazer para a escola a discussão acerca do Meio Ambiente e do trabalho de reciclagem seja com papel ou outros materiais, frente aos crescentes debates das questões e ambientais e a questão da sustentabilidade é o compromissos que devemos ter, com um novo olhar para com o meio ambiente, uma vez que não se trata apenas de relevo ou de rochas e sim de todo um conjunto de fatores com os quais devemos estar em constante harmonia e zelo. Para que se entenda que os crescentes problemas ambientais do século XXI, não diz respeito apenas ao desmatamento, mas também ao avassalador mercado capitalista e da cultura de consumo exacerbado. Nesse sentido, a Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal de Educação Infantil, Fundamental e Médio Idelfonso Anselmo da Silva, através da ação do PIBID- Diversidade ensino fundamental II, foi muito importante, pois trabalhou de forma teórica e prática a necessidade da preservação ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID6121_03092015110834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15800
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1265
    "inscrito_id" => 6121
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência vivenciada com as ações do PIBID – Diversidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais subprojeto ensino fundamental II referente à Educação Ambiental desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil, Fundamental e Médio Idelfonso Anselmo da Silva (Amparo – PB),  com o intuito de sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo foi trabalhar, através de palestras e oficinas, o conceito de Meio Ambiente, discutindo em sala de aula a importância da preservação do meio ambiente com a utilização do uso sustentável dos recursos naturais e da reciclagem. Foi uma ação didático-pedagógica desenvolvida em sala de aula de forma conjunta com os professores das disciplinas de História e Geografia do 6º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental II na Semana do Meio Ambiente, ocorrida entre os dias 01  a 05 de junho de 2015, com o intuito de contribuir com a sensibilização e conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.Esse trabalho se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricos   da Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Trazer para a escola a discussão acerca do Meio Ambiente e do trabalho de reciclagem seja com papel ou outros materiais, frente aos crescentes debates das questões e ambientais e a questão da sustentabilidade é o compromissos que devemos ter, com um novo olhar para com o meio ambiente, uma vez que não se trata apenas de relevo ou de rochas e sim de todo um conjunto de fatores com os quais devemos estar em constante harmonia e zelo. Para que se entenda que os crescentes problemas ambientais do século XXI, não diz respeito apenas ao desmatamento, mas também ao avassalador mercado capitalista e da cultura de consumo exacerbado. Nesse sentido, a Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal de Educação Infantil, Fundamental e Médio Idelfonso Anselmo da Silva, através da ação do PIBID- Diversidade ensino fundamental II, foi muito importante, pois trabalhou de forma teórica e prática a necessidade da preservação ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID6121_03092015110834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência vivenciada com as ações do PIBID – Diversidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais subprojeto ensino fundamental II referente à Educação Ambiental desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil, Fundamental e Médio Idelfonso Anselmo da Silva (Amparo – PB), com o intuito de sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo foi trabalhar, através de palestras e oficinas, o conceito de Meio Ambiente, discutindo em sala de aula a importância da preservação do meio ambiente com a utilização do uso sustentável dos recursos naturais e da reciclagem. Foi uma ação didático-pedagógica desenvolvida em sala de aula de forma conjunta com os professores das disciplinas de História e Geografia do 6º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental II na Semana do Meio Ambiente, ocorrida entre os dias 01 a 05 de junho de 2015, com o intuito de contribuir com a sensibilização e conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.Esse trabalho se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Trazer para a escola a discussão acerca do Meio Ambiente e do trabalho de reciclagem seja com papel ou outros materiais, frente aos crescentes debates das questões e ambientais e a questão da sustentabilidade é o compromissos que devemos ter, com um novo olhar para com o meio ambiente, uma vez que não se trata apenas de relevo ou de rochas e sim de todo um conjunto de fatores com os quais devemos estar em constante harmonia e zelo. Para que se entenda que os crescentes problemas ambientais do século XXI, não diz respeito apenas ao desmatamento, mas também ao avassalador mercado capitalista e da cultura de consumo exacerbado. Nesse sentido, a Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal de Educação Infantil, Fundamental e Médio Idelfonso Anselmo da Silva, através da ação do PIBID- Diversidade ensino fundamental II, foi muito importante, pois trabalhou de forma teórica e prática a necessidade da preservação ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.