MACEDO, Lidiane Herculano. A prática de leitura: relato de uma sequência didática. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15288>. Acesso em: 22/11/2024 00:53
O presente artigo tem como objetivo principal analisar uma sequência didática sobre as práticas de leitura desenvolvidas por um docente da Escola Municipal Cícero dos Anjos em São Vicente do Seridó/PB. Como se sabe o ato de ler é um processo amplo de compreensão de mundo. A leitura tem sido abordada de diferentes formas, por diferentes áreas do conhecimento, o que tem gerado inúmeras pesquisas e estudos relacionados a seu processo, concepções e estratégias. Na pesquisa realizada o docente incentivou a leitura, porém em alguns momentos realizou práticas como leitura coletiva em voz alta que inibiu a leitura de alguns discentes. Quando os discentes escolheram o que iriam ler, desenvolveram melhor suas aptidões, pois, realizaram de forma prazerosa o ato de leitura.