A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO SERTÃO DA PARAÍBA – CAJAZEIRAS, SOUSA E POMBAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15139 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1770 "inscrito_id" => 8238 "titulo" => "A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO SERTÃO DA PARAÍBA – CAJAZEIRAS, SOUSA E POMBAL" "resumo" => "A volta do ensino de filosofia para as escolas de nível médio, uma conquista que se efetivou em 2008, requer, por parte de nós que sabemos da importância dessa disciplina para o ensino básico, uma pergunta pelo modo de sua operacionalização nas escolas que, nem sempre, dispõem de professores de filosofia. Fica a nossa preocupação em saber se, de fato, há uma orientação para quem ministra as aulas de filosofia em direção a uma proposta que possa contribuir, de fato, com a formação que se quer dos que estão adquirindo agora a formação escolar em nível secundário. Vale considerar nesta preocupação o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996) propõe para este nível de ensino, ao tempo que precisamos investigar o que se propõe e o que, de fato, se exercita nas escolas de ensino médio como filosofia. Com isso, busca-se partir desta pesquisa de iniciação científica em andamento, investigar a respeito do que se tem apresentado como Filosofia nas escolas de nível médio das cidades de Cajazeiras, Sousa e Pombal que se encontram no Sertão da Paraíba como polos de experiência educativa. Tratando-se de cidades que contam com campi universitários, além de um número expressivo de escolas das redes particular e pública de ensino, ficamos a perguntar pelo modo como se lida com o ensino de filosofia nessas escolas. Deste modo, busca-se, identificar os professores que lecionam filosofia nas escolas de ensino médio de Cajazeiras, Sousa e Pombal, com o intuito de saber dos conteúdos propostos e ministrados nas aulas de filosofia no Ensino Médio nas escolas do Sertão paraibano. Procuramos, pois, refletir sobre a qualificação profissional desses professores de filosofia e a relação entre a carga horária proposta para a Filosofia no Ensino Médio e o conteúdo necessário para esta disciplina, para assim se estabelecer o perfil da prática de ensino de filosofia nas escolas de ensino médio no sertão da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, SERTÃO PARAIBANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID8238_08092015110749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE DANTAS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "PEDRO DANTAS" "autor_email" => "ph.mr.hahn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15139 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1770 "inscrito_id" => 8238 "titulo" => "A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO SERTÃO DA PARAÍBA – CAJAZEIRAS, SOUSA E POMBAL" "resumo" => "A volta do ensino de filosofia para as escolas de nível médio, uma conquista que se efetivou em 2008, requer, por parte de nós que sabemos da importância dessa disciplina para o ensino básico, uma pergunta pelo modo de sua operacionalização nas escolas que, nem sempre, dispõem de professores de filosofia. Fica a nossa preocupação em saber se, de fato, há uma orientação para quem ministra as aulas de filosofia em direção a uma proposta que possa contribuir, de fato, com a formação que se quer dos que estão adquirindo agora a formação escolar em nível secundário. Vale considerar nesta preocupação o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996) propõe para este nível de ensino, ao tempo que precisamos investigar o que se propõe e o que, de fato, se exercita nas escolas de ensino médio como filosofia. Com isso, busca-se partir desta pesquisa de iniciação científica em andamento, investigar a respeito do que se tem apresentado como Filosofia nas escolas de nível médio das cidades de Cajazeiras, Sousa e Pombal que se encontram no Sertão da Paraíba como polos de experiência educativa. Tratando-se de cidades que contam com campi universitários, além de um número expressivo de escolas das redes particular e pública de ensino, ficamos a perguntar pelo modo como se lida com o ensino de filosofia nessas escolas. Deste modo, busca-se, identificar os professores que lecionam filosofia nas escolas de ensino médio de Cajazeiras, Sousa e Pombal, com o intuito de saber dos conteúdos propostos e ministrados nas aulas de filosofia no Ensino Médio nas escolas do Sertão paraibano. Procuramos, pois, refletir sobre a qualificação profissional desses professores de filosofia e a relação entre a carga horária proposta para a Filosofia no Ensino Médio e o conteúdo necessário para esta disciplina, para assim se estabelecer o perfil da prática de ensino de filosofia nas escolas de ensino médio no sertão da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, SERTÃO PARAIBANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID8238_08092015110749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE DANTAS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "PEDRO DANTAS" "autor_email" => "ph.mr.hahn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }