OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID – UEPB – MONTEIRO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16626 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2084 "inscrito_id" => 1157 "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID – UEPB – MONTEIRO" "resumo" => "A elaboração do presente relato de experiência se deu apartir das experiências vivenciados pelos alunos bolsistas do PIBID – UEPB – CAPES da Escola Estadual João de Oliveira Chaves durante o período de intervenção em que foi trabalhada a aplicação de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para as turmas do ensino fundamental e médio daquela escola. O foco foi na realização da primeira fase de provas de anos anteriores e trabalhamos com os níveis 1, 2 e 3. Nosso objetivo era investigar o que os alunos esperam da prova e sobre o envolvimento deles com a OBMEP que pode e deve ser considerada como uma espécie de competição matemática e ainda pretendíamos investigar os conhecimentos prévios que os alunos têm para a realização dessas provas. Durante as semanas de aplicação da OBMEP em cada turma onde foi possível realizar a atividade de intervenção percebemos dos alunos que a minoria está interessada com a prova e que muitos necessitavam de atividades para aprimorar seus conhecimentos matemáticos e melhorar seu desempenho na olímpiada. Percebemos que os alunos têm apatia diante da leitura e em certos momentos eles deixam de ler a questão e marcam uma alternativa aleatoriamente sem está ciente se aquela é correta ou errada. O tempo estimado para a realização da prova é um dos obstáculos para aqueles alunos que realmente estão engajados em resolver as questões propostas e assim obtendo uma classificação para a segunda fase." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DO, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚB, DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1157_08092015191438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZAILMA NUNES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "IZAILMA NUNES" "autor_email" => "izailmanunes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS VI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16626 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2084 "inscrito_id" => 1157 "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID – UEPB – MONTEIRO" "resumo" => "A elaboração do presente relato de experiência se deu apartir das experiências vivenciados pelos alunos bolsistas do PIBID – UEPB – CAPES da Escola Estadual João de Oliveira Chaves durante o período de intervenção em que foi trabalhada a aplicação de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para as turmas do ensino fundamental e médio daquela escola. O foco foi na realização da primeira fase de provas de anos anteriores e trabalhamos com os níveis 1, 2 e 3. Nosso objetivo era investigar o que os alunos esperam da prova e sobre o envolvimento deles com a OBMEP que pode e deve ser considerada como uma espécie de competição matemática e ainda pretendíamos investigar os conhecimentos prévios que os alunos têm para a realização dessas provas. Durante as semanas de aplicação da OBMEP em cada turma onde foi possível realizar a atividade de intervenção percebemos dos alunos que a minoria está interessada com a prova e que muitos necessitavam de atividades para aprimorar seus conhecimentos matemáticos e melhorar seu desempenho na olímpiada. Percebemos que os alunos têm apatia diante da leitura e em certos momentos eles deixam de ler a questão e marcam uma alternativa aleatoriamente sem está ciente se aquela é correta ou errada. O tempo estimado para a realização da prova é um dos obstáculos para aqueles alunos que realmente estão engajados em resolver as questões propostas e assim obtendo uma classificação para a segunda fase." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DO, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚB, DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1157_08092015191438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZAILMA NUNES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "IZAILMA NUNES" "autor_email" => "izailmanunes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS VI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }