Neste trabalho apresentamos uma experiência de produção do livro “ARTES DE VER, FAZER E ESCREVER HISTÓRIAS (Construindo saberes na pesquisa, ensino e extensão: experiências no PET História UFCG). Elaborado a partir da vivência de experiências de pesquisa, ensino e extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de História da UFCG. O trabalho insere-se na área das Ciências Humanas e teve como objetivo central dar visibilidade às pesquisas realizadas no campo da História pelos integrantes do grupo, visando contribuir para a divulgação do conhecimento, através do estimulo a pesquisa, a leitura, a escrita e aperfeiçoamento do processo de construção do saber histórico na graduação. No âmbito da Educação, os autores tecem narrativas acerca de temas diversos, como a feminização do magistério, escolarização, infância, gênero e família. A relevância desta experiência encontra-se, sobretudo, por ser direcionada para as pesquisas individuais de cada integrante do grupo, contribuindo para a construção do saber em diversas áreas do conhecimento histórico, como por exemplo, a História da Educação. Neste sentido, as elaborações dos artigos que compõem o livro visam dar visibilidade e dizibilidade aos sujeitos que pertencem aos variados lugares da História, utilizando diversos documentos que se transformam em fontes para o historiador e dão sentido ao saber e fazer histórico, constituindo, assim as artes de ver, fazer e escrever a história da Educação.