Esta pesquisa analisa o processo de construção do currículo escolar da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada na comunidade de Barreiras, município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte - RN, doze anos depois da instituição da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), que se deu após um longo processo de luta vivenciada pelas comunidades pesqueiras dos distritos de Diogo Lopes, Barreiras e Sertãozinho. Utiliza como abordagem metodológica para a construção dos dados a Pesquisa Colaborativa, fundamentando-se em IBIAPINA (2008) e FERREIRA (2007), por compreender a pesquisa como espaço de formação entre o pesquisador e o grupo co-partícipe, num processo de reflexão e de auto – formação,. Discute os achados empíricos sobre o currículo escolar a partir de SILVA (2010), SACRISTÁN (2002), identificando que os docentes da escola ainda concebem o currículo como grade de disciplinas e conteúdos, apesar de já sinalizarem em suas práticas preocupação em inserir alguns saberes e experiências dos sujeitos educandos da Reserva. Referencia as Diretrizes Operacionais Para a Educação Básica nas escolas do campo (BRASIL, 2002) ao reconhecer que a escola lócus desta pesquisa está em processo de construção de sua identidade enquanto escola do campo, pelo fato de por anos orientar-se pedagogicamente pelos modelos urbanocêntricos advindos da Secretaria Municipal de Educação, fato que tem dificultado a inserção, de forma efetiva, dos saberes e das experiências dos sujeitos da Reserva