A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE MAMANGUAPE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15349 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 4332 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE MAMANGUAPE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos de uma escola da rede pública de Ensino Fundamental do município de Mamanguape-PB. A pesquisa tem por objetivo principal investigar a partir da percepção dos alunos, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas pelos professores na disciplina de Matemática. Estudos apontam que a utilização das tecnologias na sala de aula melhoram a educação em áreas de menor acesso, ajuda alunos com deficiência, otimiza o tempo na sala de aula, permite a aprendizagem a qualquer hora e qualquer lugar, melhora a comunicação, entre outros fatores. A metodologia da pesquisa foi de caráter exploratória, cujo instrumento utilizado foi um questionário contendo 8 questões referente à postura do professor de Matemática dentro da sala de aula quanto ao uso de tecnologias. Logo após a aplicação do questionário foi feita a análise dos dados e em seguida as discussões dos resultados. O tamanho da amostra foram 43 alunos, correspondentes das turmas do 7° e 9° ano. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a utilização das TIC pelos professores na sala de aula ainda é muito pequena, mesmo sabendo que o uso das tecnologias é imprescindível, uma vez que essas tecnologias fazem parte do cotidiano dos alunos. Dessa forma, se faz necessária uma capacitação aos professores para que eles estejam ciente da importância do uso e apto para apropriar-se destes recursos de forma segura e contínua, utilizando-os como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4332_08092015113606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE" "autor_email" => "claudilene@dce.ufpb.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15349 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 4332 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE MAMANGUAPE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos de uma escola da rede pública de Ensino Fundamental do município de Mamanguape-PB. A pesquisa tem por objetivo principal investigar a partir da percepção dos alunos, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas pelos professores na disciplina de Matemática. Estudos apontam que a utilização das tecnologias na sala de aula melhoram a educação em áreas de menor acesso, ajuda alunos com deficiência, otimiza o tempo na sala de aula, permite a aprendizagem a qualquer hora e qualquer lugar, melhora a comunicação, entre outros fatores. A metodologia da pesquisa foi de caráter exploratória, cujo instrumento utilizado foi um questionário contendo 8 questões referente à postura do professor de Matemática dentro da sala de aula quanto ao uso de tecnologias. Logo após a aplicação do questionário foi feita a análise dos dados e em seguida as discussões dos resultados. O tamanho da amostra foram 43 alunos, correspondentes das turmas do 7° e 9° ano. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a utilização das TIC pelos professores na sala de aula ainda é muito pequena, mesmo sabendo que o uso das tecnologias é imprescindível, uma vez que essas tecnologias fazem parte do cotidiano dos alunos. Dessa forma, se faz necessária uma capacitação aos professores para que eles estejam ciente da importância do uso e apto para apropriar-se destes recursos de forma segura e contínua, utilizando-os como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4332_08092015113606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE" "autor_email" => "claudilene@dce.ufpb.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }