Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE MAMANGUAPE

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15349
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1791
    "inscrito_id" => 4332
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE MAMANGUAPE"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos de uma escola da rede pública de Ensino Fundamental do município de Mamanguape-PB. A pesquisa tem por objetivo principal investigar a partir da percepção dos alunos, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas pelos professores na disciplina de Matemática. Estudos apontam que a utilização das tecnologias na sala de aula melhoram a educação em áreas de menor acesso, ajuda alunos com deficiência, otimiza o tempo na sala de aula, permite a aprendizagem a qualquer hora e qualquer lugar, melhora a comunicação, entre outros fatores. A metodologia da pesquisa foi de caráter exploratória, cujo instrumento utilizado foi um questionário contendo 8 questões referente à postura do professor de Matemática dentro da sala de aula quanto ao uso de tecnologias. Logo após a aplicação do questionário foi feita a análise dos dados e em seguida as discussões dos resultados. O tamanho da amostra foram 43 alunos, correspondentes das turmas do 7° e 9° ano. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a utilização das TIC pelos professores na sala de aula ainda é muito pequena, mesmo sabendo que o uso das tecnologias é imprescindível, uma vez que essas tecnologias fazem parte do cotidiano dos alunos. Dessa forma, se faz necessária uma capacitação aos professores para que eles estejam ciente da importância do uso e apto para apropriar-se destes recursos de forma segura e contínua, utilizando-os como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4332_08092015113606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE"
    "autor_email" => "claudilene@dce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15349
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1791
    "inscrito_id" => 4332
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE MAMANGUAPE"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos de uma escola da rede pública de Ensino Fundamental do município de Mamanguape-PB. A pesquisa tem por objetivo principal investigar a partir da percepção dos alunos, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas pelos professores na disciplina de Matemática. Estudos apontam que a utilização das tecnologias na sala de aula melhoram a educação em áreas de menor acesso, ajuda alunos com deficiência, otimiza o tempo na sala de aula, permite a aprendizagem a qualquer hora e qualquer lugar, melhora a comunicação, entre outros fatores. A metodologia da pesquisa foi de caráter exploratória, cujo instrumento utilizado foi um questionário contendo 8 questões referente à postura do professor de Matemática dentro da sala de aula quanto ao uso de tecnologias. Logo após a aplicação do questionário foi feita a análise dos dados e em seguida as discussões dos resultados. O tamanho da amostra foram 43 alunos, correspondentes das turmas do 7° e 9° ano. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a utilização das TIC pelos professores na sala de aula ainda é muito pequena, mesmo sabendo que o uso das tecnologias é imprescindível, uma vez que essas tecnologias fazem parte do cotidiano dos alunos. Dessa forma, se faz necessária uma capacitação aos professores para que eles estejam ciente da importância do uso e apto para apropriar-se destes recursos de forma segura e contínua, utilizando-os como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4332_08092015113606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE"
    "autor_email" => "claudilene@dce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos de uma escola da rede pública de Ensino Fundamental do município de Mamanguape-PB. A pesquisa tem por objetivo principal investigar a partir da percepção dos alunos, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas pelos professores na disciplina de Matemática. Estudos apontam que a utilização das tecnologias na sala de aula melhoram a educação em áreas de menor acesso, ajuda alunos com deficiência, otimiza o tempo na sala de aula, permite a aprendizagem a qualquer hora e qualquer lugar, melhora a comunicação, entre outros fatores. A metodologia da pesquisa foi de caráter exploratória, cujo instrumento utilizado foi um questionário contendo 8 questões referente à postura do professor de Matemática dentro da sala de aula quanto ao uso de tecnologias. Logo após a aplicação do questionário foi feita a análise dos dados e em seguida as discussões dos resultados. O tamanho da amostra foram 43 alunos, correspondentes das turmas do 7° e 9° ano. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a utilização das TIC pelos professores na sala de aula ainda é muito pequena, mesmo sabendo que o uso das tecnologias é imprescindível, uma vez que essas tecnologias fazem parte do cotidiano dos alunos. Dessa forma, se faz necessária uma capacitação aos professores para que eles estejam ciente da importância do uso e apto para apropriar-se destes recursos de forma segura e contínua, utilizando-os como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.