Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: AULAS DE CAMPO., FORMAÇÃO DOCENTE., ENSINO DA GEOGRAFIA. Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15176
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2462
    "inscrito_id" => 6320
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => """
      Este artigo pretende destacar a importância das aulas de campos na construção e a\r\n
      contribuição no ensino aprendizagem da geografia, onde as aulas de campo são\r\n
      ferramentas e ao mesmo tempo um espaço produtivo, informativa e experimental, que\r\n
      contribuem para o conhecimento de uma realidade concreta, favorecendo a inter-relação\r\n
      entre a teoria e a prática. A proposta pedagógica das aulas de campos pode vir a\r\n
      complementar esta necessidade do discente, de aprender a partir do contexto e de suas\r\n
      vivências, já que propõe uma visão de muitas particularidades do conhecimento e não mais\r\n
      de um conhecimento particular. O objetivo deste trabalho é oferecer uma contribuição nesse\r\n
      sentido, a partir do aspecto de algumas perspectivas de integração mais frequentes nos\r\n
      atuais discursos sobre o assunto na permanência das aulas de campos e suas utilidades na\r\n
      complementação da formação dos professores no ensino da geografia. Como\r\n
      procedimentos metodológicos para elaboração desse artigo destacam-se pesquisa\r\n
      bibliográfica, leitura de textos, artigos, discussão de conceitos e sua devida\r\n
      contextualização, realizando um levantamento minucioso de informações sobre o objeto de\r\n
      estudo. As reflexões e discussões evidenciadas neste artigo possibilitam novas formas de\r\n
      abordagem para o ensino da geografia.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULAS DE CAMPO., FORMAÇÃO DOCENTE., ENSINO DA GEOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6320_09092015113737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSON OLIMPIO MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALESSON MONTEIRO"
    "autor_email" => "ale-mybox@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15176
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2462
    "inscrito_id" => 6320
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => """
      Este artigo pretende destacar a importância das aulas de campos na construção e a\r\n
      contribuição no ensino aprendizagem da geografia, onde as aulas de campo são\r\n
      ferramentas e ao mesmo tempo um espaço produtivo, informativa e experimental, que\r\n
      contribuem para o conhecimento de uma realidade concreta, favorecendo a inter-relação\r\n
      entre a teoria e a prática. A proposta pedagógica das aulas de campos pode vir a\r\n
      complementar esta necessidade do discente, de aprender a partir do contexto e de suas\r\n
      vivências, já que propõe uma visão de muitas particularidades do conhecimento e não mais\r\n
      de um conhecimento particular. O objetivo deste trabalho é oferecer uma contribuição nesse\r\n
      sentido, a partir do aspecto de algumas perspectivas de integração mais frequentes nos\r\n
      atuais discursos sobre o assunto na permanência das aulas de campos e suas utilidades na\r\n
      complementação da formação dos professores no ensino da geografia. Como\r\n
      procedimentos metodológicos para elaboração desse artigo destacam-se pesquisa\r\n
      bibliográfica, leitura de textos, artigos, discussão de conceitos e sua devida\r\n
      contextualização, realizando um levantamento minucioso de informações sobre o objeto de\r\n
      estudo. As reflexões e discussões evidenciadas neste artigo possibilitam novas formas de\r\n
      abordagem para o ensino da geografia.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULAS DE CAMPO., FORMAÇÃO DOCENTE., ENSINO DA GEOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6320_09092015113737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSON OLIMPIO MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALESSON MONTEIRO"
    "autor_email" => "ale-mybox@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo pretende destacar a importância das aulas de campos na construção e a contribuição no ensino aprendizagem da geografia, onde as aulas de campo são ferramentas e ao mesmo tempo um espaço produtivo, informativa e experimental, que contribuem para o conhecimento de uma realidade concreta, favorecendo a inter-relação entre a teoria e a prática. A proposta pedagógica das aulas de campos pode vir a complementar esta necessidade do discente, de aprender a partir do contexto e de suas vivências, já que propõe uma visão de muitas particularidades do conhecimento e não mais de um conhecimento particular. O objetivo deste trabalho é oferecer uma contribuição nesse sentido, a partir do aspecto de algumas perspectivas de integração mais frequentes nos atuais discursos sobre o assunto na permanência das aulas de campos e suas utilidades na complementação da formação dos professores no ensino da geografia. Como procedimentos metodológicos para elaboração desse artigo destacam-se pesquisa bibliográfica, leitura de textos, artigos, discussão de conceitos e sua devida contextualização, realizando um levantamento minucioso de informações sobre o objeto de estudo. As reflexões e discussões evidenciadas neste artigo possibilitam novas formas de abordagem para o ensino da geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.