Cosméticos e produtos de higiene pessoal são bastante consumidos por todas as sociedades, o que podemos notar através do forte crescimento econômico ultimamente neste setor. Diante da importância desse tema para sociedade em geral, onde as pessoas buscam a beleza e longevidade para vida a todo custo, optamos em abordar os cosméticos na perspectiva do conhecimento químico. No desenvolvimento deste trabalho relacionamos o tema cosmético aos conceitos da química lecionados no ensino médio, mais especificamente a Química Orgânica que foi trabalhado com uma turma do 3° Ano da Escola Orlando Venâncio dos Santos da cidade de Cuité-PB, e teve como mediadores a equipe do subprojeto PIBID/Química. Para relacionar o uso de cosméticos ao ensino de química utilizou-se de alguns momentos pedagógicos, onde diversas abordagens foram realizadas, tais como: aplicação de questionários; aulas teóricas sobre o contexto histórico dos cosméticos, sua classificação, propriedades, riscos, dentre outros aspectos mais relevantes sobre o tema em questão; apresentações em grupo e produções textuais; leitura e discussão de texto informativo; aulas experimentais no laboratório sobre funções orgânicas e, por fim, elaboração e aplicação de dois jogos lúdicos. Todas essas atividades tiveram o objetivo de levar os alunos a um modelo de aprendizagem diferenciada, utilizando-se de métodos que proporcionaram a participação, interação e construção de significados, saberes e competências para sua formação como cidadãos. Os alunos se apresentaram curiosos e empenhados nas atividades, notou-se que as etapas do projeto permitiram uma aprendizagem significativa aos alunos.