A PRESENÇA DA SEXUALIDADE NO RECREIO ESCOLAR: TECENDO CONSIDERAÇÕES
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A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizamos como procedimentos de coleta de informações a entrevista semiestruturadas e observação participante. Foi interlocutora da pesquisa a coordenadora pedagógica da escola observada assim como os estudantes na hora do recreio escolar. Nossos aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática da Educação Sexual e também sobre o recreio escolar conforme as nossas referências. Os resultados apontam que a escola, ao promover conhecimento sobre sexualidade fortalece aos estudantes criando condições para tomadas de decisões que evitem o preconceito e estereótipos; a escola também precisa entender o recreio como um momento de aprendizagens e que necessita da presença e atuação de um profissional para realizar tal atividade e que a sexualidade está presente desde muito cedo no ambiente da escola, especialmente no horário do recreio sendo um momento privilegiado para a criança brincar, conversar abertamente, diversificar seus laços de amizades e aprender a respeitar as diferenças. A nossa expectativa é as socializações aqui no presente texto provoquem novas reflexões com vistas ao trabalho com a Educação Sexual e a formação dos profissionais da educação para as questões da sexualidade, em especial o recreio." 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