Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, OPERAÇÕES MATEMÁTICA, FIGURAS GEOMÉTRICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16218
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 1723
    "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Garanhuns – PE e teve como objetivo verificar as contribuições dos jogos para o ensino de conteúdos matemáticos. A coleta de dados se deu através de uma entrevista inicial com os alunos e observações durante a aplicação dos jogos. Os resultados mostraram que os alunos tinham algumas dificuldades ao lidar com as operações matemática, principalmente, com multiplicação e divisão, além disso, os dados da entrevista revelaram que eles apresentavam alguns problemas para conceituarem as figuras geométricas. Durante a intervenção os alunos avançaram em algumas dificuldades, houve uma forte interação entre eles, uma ajuda mútua, eles participaram ativamente na busca das resoluções dos problemas matemáticos. Os jogos, como os alunos destacaram, deixaram as aulas de matemática mais dinâmicas e interessantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, OPERAÇÕES MATEMÁTICA, FIGURAS GEOMÉTRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1723_07092015101233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY DE LIMA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY AZEVEDO"
    "autor_email" => "kelly-nania@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16218
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 1723
    "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Garanhuns – PE e teve como objetivo verificar as contribuições dos jogos para o ensino de conteúdos matemáticos. A coleta de dados se deu através de uma entrevista inicial com os alunos e observações durante a aplicação dos jogos. Os resultados mostraram que os alunos tinham algumas dificuldades ao lidar com as operações matemática, principalmente, com multiplicação e divisão, além disso, os dados da entrevista revelaram que eles apresentavam alguns problemas para conceituarem as figuras geométricas. Durante a intervenção os alunos avançaram em algumas dificuldades, houve uma forte interação entre eles, uma ajuda mútua, eles participaram ativamente na busca das resoluções dos problemas matemáticos. Os jogos, como os alunos destacaram, deixaram as aulas de matemática mais dinâmicas e interessantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, OPERAÇÕES MATEMÁTICA, FIGURAS GEOMÉTRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1723_07092015101233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY DE LIMA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY AZEVEDO"
    "autor_email" => "kelly-nania@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Garanhuns – PE e teve como objetivo verificar as contribuições dos jogos para o ensino de conteúdos matemáticos. A coleta de dados se deu através de uma entrevista inicial com os alunos e observações durante a aplicação dos jogos. Os resultados mostraram que os alunos tinham algumas dificuldades ao lidar com as operações matemática, principalmente, com multiplicação e divisão, além disso, os dados da entrevista revelaram que eles apresentavam alguns problemas para conceituarem as figuras geométricas. Durante a intervenção os alunos avançaram em algumas dificuldades, houve uma forte interação entre eles, uma ajuda mútua, eles participaram ativamente na busca das resoluções dos problemas matemáticos. Os jogos, como os alunos destacaram, deixaram as aulas de matemática mais dinâmicas e interessantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Ileany Débora Ribeiro Aires

    Olá, bom dia! Não poderia de parabenizar por esse belo artigo! Vou desenvolver nas minhas aulas, tenho certeza que terá um grande resultado na aprendizagem dos meus alunos. Obrigada por compartilhar!

    08/08/2022 10:52:11

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.