Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PREPARAÇÃO DOS PEDAGOGOS (AS) SOB À LUZ DA CIENTIFICIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIÃO DA VITÓRIA - 1960

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, CIENTIFICIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Fundamentos da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15296
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 3152
    "titulo" => "A PREPARAÇÃO DOS PEDAGOGOS (AS) SOB À LUZ DA CIENTIFICIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIÃO DA VITÓRIA  - 1960"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Este estudo relaciona-se com as disciplinas consideradas as “ciências fontes da educação” ou “ciências da educação”. O enredo textual gira em torno do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná. Através dos conteúdos analisados nos Relatórios Anuais do curso a partir de sua implantação, em 1960, recortamos alguns aspectos relevantes para tornar possível a discussão em foco. Objetiva-se apontar algumas reflexões da presença das disciplinas consideradas de fundamentos da educação, como a Biologia, Psicologia e Sociologia durante a década de 1960. Compreendendo que a educação não é uma ciência autônoma, essas disciplinas realizaram o desígnio de constituir uma ciência do homem e colaborar, através da renovação do ensino, com a profissionalização do magistério, pois a criação de uma nova cultura pedagógica no professorado e a incorporação de novos saberes e hábitos começaram a ser implantados em conformidade com os novos moldes. Nesse contexto, a pedagogia adquire a cientificidade através de uma base científica sólida, compreendendo ser fundamental os processos de formação humana. Os professores (as), qualificados (as), poderiam ter mais claros os fins da educação escolar e das técnicas necessárias, formando os alunos (as) segundo os parâmetros que se almejava na época. As disciplinas que fizeram parte da formação dos pedagogos (as) nos informam que sua preparação se daria à luz dos métodos e técnicas da ciência, acompanhando a pedagogia moderna que visava adequar o ensino brasileiro às novas exigências do mundo capitalista.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, CIENTIFICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID3152_02072015235808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE METELSKI"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "profissionalmichele@hotma"
    "autor_ies" => "UDESC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15296
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 3152
    "titulo" => "A PREPARAÇÃO DOS PEDAGOGOS (AS) SOB À LUZ DA CIENTIFICIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIÃO DA VITÓRIA  - 1960"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Este estudo relaciona-se com as disciplinas consideradas as “ciências fontes da educação” ou “ciências da educação”. O enredo textual gira em torno do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná. Através dos conteúdos analisados nos Relatórios Anuais do curso a partir de sua implantação, em 1960, recortamos alguns aspectos relevantes para tornar possível a discussão em foco. Objetiva-se apontar algumas reflexões da presença das disciplinas consideradas de fundamentos da educação, como a Biologia, Psicologia e Sociologia durante a década de 1960. Compreendendo que a educação não é uma ciência autônoma, essas disciplinas realizaram o desígnio de constituir uma ciência do homem e colaborar, através da renovação do ensino, com a profissionalização do magistério, pois a criação de uma nova cultura pedagógica no professorado e a incorporação de novos saberes e hábitos começaram a ser implantados em conformidade com os novos moldes. Nesse contexto, a pedagogia adquire a cientificidade através de uma base científica sólida, compreendendo ser fundamental os processos de formação humana. Os professores (as), qualificados (as), poderiam ter mais claros os fins da educação escolar e das técnicas necessárias, formando os alunos (as) segundo os parâmetros que se almejava na época. As disciplinas que fizeram parte da formação dos pedagogos (as) nos informam que sua preparação se daria à luz dos métodos e técnicas da ciência, acompanhando a pedagogia moderna que visava adequar o ensino brasileiro às novas exigências do mundo capitalista.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, CIENTIFICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID3152_02072015235808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE METELSKI"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "profissionalmichele@hotma"
    "autor_ies" => "UDESC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo Este estudo relaciona-se com as disciplinas consideradas as “ciências fontes da educação” ou “ciências da educação”. O enredo textual gira em torno do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná. Através dos conteúdos analisados nos Relatórios Anuais do curso a partir de sua implantação, em 1960, recortamos alguns aspectos relevantes para tornar possível a discussão em foco. Objetiva-se apontar algumas reflexões da presença das disciplinas consideradas de fundamentos da educação, como a Biologia, Psicologia e Sociologia durante a década de 1960. Compreendendo que a educação não é uma ciência autônoma, essas disciplinas realizaram o desígnio de constituir uma ciência do homem e colaborar, através da renovação do ensino, com a profissionalização do magistério, pois a criação de uma nova cultura pedagógica no professorado e a incorporação de novos saberes e hábitos começaram a ser implantados em conformidade com os novos moldes. Nesse contexto, a pedagogia adquire a cientificidade através de uma base científica sólida, compreendendo ser fundamental os processos de formação humana. Os professores (as), qualificados (as), poderiam ter mais claros os fins da educação escolar e das técnicas necessárias, formando os alunos (as) segundo os parâmetros que se almejava na época. As disciplinas que fizeram parte da formação dos pedagogos (as) nos informam que sua preparação se daria à luz dos métodos e técnicas da ciência, acompanhando a pedagogia moderna que visava adequar o ensino brasileiro às novas exigências do mundo capitalista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.