Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PRÁTICA DIFERENCIADA NO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, COTIDIANO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17054
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1861
    "inscrito_id" => 2755
    "titulo" => "UMA PRÁTICA DIFERENCIADA NO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo contribuir para reestruturar a visão distorcida que os alunos têm sobre a Ciência Química e, com isso, contribuir para que os mesmos consigam enxergar a importância dessa Ciência em suas vidas. Desta forma, se faz necessário a utilização de atividade alternativa, relacionada ao conteúdo de Tabela Periódica, com o intuito de melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos nesta disciplina. Em uma abordagem didática que relacione o assunto e que este possua vínculo com o cotidiano dos alunos. Visando a dificuldade que os discentes têm em associar o conhecimento químico com seu contexto de mundo, essa proposta pedagógica trabalhará em assimilar o saber com o dia a dia do alunado e com isso gerar o favorecimento de uma conscientização crítica e, por conseguinte, ajudar na formação da cidadania. A atividade foi realizada com os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, das turmas (A e B) de uma Escola Pública da Cidade de Campina Grande. O desenvolvimento da atividade será realizado em três etapas. Na primeira etapa será aplicado um questionário para levantar as concepções prévias dos alunos sobre o conteúdo da Tabela Periódica. Na segunda etapa realizaremos uma apresentação de imagens da aplicação dos principais elementos da tabela periódica que são de fácil acesso no cotidiano dos estudantes, também utilizaremos vídeos e o mapa geográfico. Para esta apresentação será utilizado data show com multimídia. Em seguida, faremos uso do quadro e pincel para explicar os conceitos científicos e sempre mostrando suas aplicações no dia a dia e sua relação no contexto social-econômico-político, bem como a abordagem interdisciplinar e contextualizada que possibilita a interação entre a Ciência Química e a realidade de cada envolvido. Na terceira etapa será aplicado os instrumentos avaliativos para coleta de dados, estes apontarão se a proposta foi eficaz no processo de aprendizagem.  Deseja-se no presente trabalho, a contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, através dos termos e conceitos existentes na Tabela Periódica. Portanto, desenvolvendo nos alunos habilidades e competências em sua aprendizagem e até mesmo considerações alargadas de Ciência, Tecnologia e Sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID2755_08092015144508.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANE DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "SUZANE BARBOSA"
    "autor_email" => "suzane.barbosa14@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17054
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1861
    "inscrito_id" => 2755
    "titulo" => "UMA PRÁTICA DIFERENCIADA NO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo contribuir para reestruturar a visão distorcida que os alunos têm sobre a Ciência Química e, com isso, contribuir para que os mesmos consigam enxergar a importância dessa Ciência em suas vidas. Desta forma, se faz necessário a utilização de atividade alternativa, relacionada ao conteúdo de Tabela Periódica, com o intuito de melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos nesta disciplina. Em uma abordagem didática que relacione o assunto e que este possua vínculo com o cotidiano dos alunos. Visando a dificuldade que os discentes têm em associar o conhecimento químico com seu contexto de mundo, essa proposta pedagógica trabalhará em assimilar o saber com o dia a dia do alunado e com isso gerar o favorecimento de uma conscientização crítica e, por conseguinte, ajudar na formação da cidadania. A atividade foi realizada com os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, das turmas (A e B) de uma Escola Pública da Cidade de Campina Grande. O desenvolvimento da atividade será realizado em três etapas. Na primeira etapa será aplicado um questionário para levantar as concepções prévias dos alunos sobre o conteúdo da Tabela Periódica. Na segunda etapa realizaremos uma apresentação de imagens da aplicação dos principais elementos da tabela periódica que são de fácil acesso no cotidiano dos estudantes, também utilizaremos vídeos e o mapa geográfico. Para esta apresentação será utilizado data show com multimídia. Em seguida, faremos uso do quadro e pincel para explicar os conceitos científicos e sempre mostrando suas aplicações no dia a dia e sua relação no contexto social-econômico-político, bem como a abordagem interdisciplinar e contextualizada que possibilita a interação entre a Ciência Química e a realidade de cada envolvido. Na terceira etapa será aplicado os instrumentos avaliativos para coleta de dados, estes apontarão se a proposta foi eficaz no processo de aprendizagem.  Deseja-se no presente trabalho, a contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, através dos termos e conceitos existentes na Tabela Periódica. Portanto, desenvolvendo nos alunos habilidades e competências em sua aprendizagem e até mesmo considerações alargadas de Ciência, Tecnologia e Sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID2755_08092015144508.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANE DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "SUZANE BARBOSA"
    "autor_email" => "suzane.barbosa14@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir para reestruturar a visão distorcida que os alunos têm sobre a Ciência Química e, com isso, contribuir para que os mesmos consigam enxergar a importância dessa Ciência em suas vidas. Desta forma, se faz necessário a utilização de atividade alternativa, relacionada ao conteúdo de Tabela Periódica, com o intuito de melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos nesta disciplina. Em uma abordagem didática que relacione o assunto e que este possua vínculo com o cotidiano dos alunos. Visando a dificuldade que os discentes têm em associar o conhecimento químico com seu contexto de mundo, essa proposta pedagógica trabalhará em assimilar o saber com o dia a dia do alunado e com isso gerar o favorecimento de uma conscientização crítica e, por conseguinte, ajudar na formação da cidadania. A atividade foi realizada com os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, das turmas (A e B) de uma Escola Pública da Cidade de Campina Grande. O desenvolvimento da atividade será realizado em três etapas. Na primeira etapa será aplicado um questionário para levantar as concepções prévias dos alunos sobre o conteúdo da Tabela Periódica. Na segunda etapa realizaremos uma apresentação de imagens da aplicação dos principais elementos da tabela periódica que são de fácil acesso no cotidiano dos estudantes, também utilizaremos vídeos e o mapa geográfico. Para esta apresentação será utilizado data show com multimídia. Em seguida, faremos uso do quadro e pincel para explicar os conceitos científicos e sempre mostrando suas aplicações no dia a dia e sua relação no contexto social-econômico-político, bem como a abordagem interdisciplinar e contextualizada que possibilita a interação entre a Ciência Química e a realidade de cada envolvido. Na terceira etapa será aplicado os instrumentos avaliativos para coleta de dados, estes apontarão se a proposta foi eficaz no processo de aprendizagem. Deseja-se no presente trabalho, a contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, através dos termos e conceitos existentes na Tabela Periódica. Portanto, desenvolvendo nos alunos habilidades e competências em sua aprendizagem e até mesmo considerações alargadas de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.