A interação entre ciência, tecnologia e sociedade faz parte do processo efetivo de educação constante, que deve estar sempre em evolução para a criação de habilidades e valores, a fim de desenvolver a formação do cidadão para então introduzi-los na sociedade com o mínimo de formação básica e técnica. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu com o intuito de desenvolver essa formação do cidadão e no Brasil sempre esteve associada à escolaridade compensatória. O perfil dos alunos matriculados na EJA e o perfil dos professores de Ciências envolvidos no ensino de jovens e adultos, nas quatro escolas com oferta da EJA município de Patos-PB, mostram-se como objetivo deste trabalho, bem como, a relação destes com a disciplina de Ciências Naturais e suas interações e influências no cenário social e cultural do aluno. Para tanto foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com amostra de população. Na avaliação do material didático, foi observado que os livros utilizados atenderam as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. O perfil do aluno firmou uma tendência a juvenilização e um forte interesse pelas Ciências Naturais. Para os professores, mostrou-se equilíbrio no interesse pelas disciplinas das Ciências Naturais, com destaque para a Biologia com 40% das escolhas. De acordo com a análise realizada, concluo que há uma fragilidade do ensino de jovens e adultos no tocante aos problemas vivenciados e a “vitimização” dos professores e alunos acometidos pelo próprio sistema de ensino que se mostraram diretamente influenciáveis a condição destes sujeitos.