Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO/METODOLÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: GÊNERO DO DISCURSO, LITERATURA DE CORDEL, LITERATURA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15250
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1941
    "inscrito_id" => 6874
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO/METODOLÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Literatura de Cordel, mesmo configurada como sendo uma literatura de origem modesta, apresenta, em sua essência, uma aura classicista, que almeja a exatidão, do ponto de vista poético, e ainda é considerada como portadora de um propósito educativo. O cordel caracteriza um exemplo de poesia oral, contudo exerce uma influência notável na escrita, haja vista a exigência de atendimento à norma gramatical culta da língua, desde que não se trate de cordel que estabeleça relação para com a poesia matuta, obviamente. A competência para, dos fatos mais simples do quotidiano, extrair não apenas histórias, mas também alegorias diversas, sem trazer à lume uma visão totalmente crítica e irônica, corrobora de forma muito significativa para que o indivíduo humano desenvolva virtudes fundadas na mera intuição emotiva que, por sua vez, se coloca muito além dos atos humanos. O objetivo do presente trabalho é o de estabelecer uma reflexão a respeito da Literatura de Cordel, bem como do seu valor para a sala de aula no que toca à linguagem, discurso, valores sociais e, principalmente, do incentivo à leitura e a escrita. Para a realização do presente trabalho, foi adotada reflexões teóricas postuladas por Mikhail Bakhtin, Fiorin, Márcia Abreu e de outros autores, com intuito de melhor compreender a literatura de cordel, a exemplo do estudioso Manoel Diégues Júnior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNERO DO DISCURSO, LITERATURA DE CORDEL, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID6874_08092015161754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACINEIDE VIRGÍNIA BORGES OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA BORGES"
    "autor_email" => "jacineidevirginia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15250
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1941
    "inscrito_id" => 6874
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO/METODOLÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Literatura de Cordel, mesmo configurada como sendo uma literatura de origem modesta, apresenta, em sua essência, uma aura classicista, que almeja a exatidão, do ponto de vista poético, e ainda é considerada como portadora de um propósito educativo. O cordel caracteriza um exemplo de poesia oral, contudo exerce uma influência notável na escrita, haja vista a exigência de atendimento à norma gramatical culta da língua, desde que não se trate de cordel que estabeleça relação para com a poesia matuta, obviamente. A competência para, dos fatos mais simples do quotidiano, extrair não apenas histórias, mas também alegorias diversas, sem trazer à lume uma visão totalmente crítica e irônica, corrobora de forma muito significativa para que o indivíduo humano desenvolva virtudes fundadas na mera intuição emotiva que, por sua vez, se coloca muito além dos atos humanos. O objetivo do presente trabalho é o de estabelecer uma reflexão a respeito da Literatura de Cordel, bem como do seu valor para a sala de aula no que toca à linguagem, discurso, valores sociais e, principalmente, do incentivo à leitura e a escrita. Para a realização do presente trabalho, foi adotada reflexões teóricas postuladas por Mikhail Bakhtin, Fiorin, Márcia Abreu e de outros autores, com intuito de melhor compreender a literatura de cordel, a exemplo do estudioso Manoel Diégues Júnior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNERO DO DISCURSO, LITERATURA DE CORDEL, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID6874_08092015161754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACINEIDE VIRGÍNIA BORGES OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA BORGES"
    "autor_email" => "jacineidevirginia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Literatura de Cordel, mesmo configurada como sendo uma literatura de origem modesta, apresenta, em sua essência, uma aura classicista, que almeja a exatidão, do ponto de vista poético, e ainda é considerada como portadora de um propósito educativo. O cordel caracteriza um exemplo de poesia oral, contudo exerce uma influência notável na escrita, haja vista a exigência de atendimento à norma gramatical culta da língua, desde que não se trate de cordel que estabeleça relação para com a poesia matuta, obviamente. A competência para, dos fatos mais simples do quotidiano, extrair não apenas histórias, mas também alegorias diversas, sem trazer à lume uma visão totalmente crítica e irônica, corrobora de forma muito significativa para que o indivíduo humano desenvolva virtudes fundadas na mera intuição emotiva que, por sua vez, se coloca muito além dos atos humanos. O objetivo do presente trabalho é o de estabelecer uma reflexão a respeito da Literatura de Cordel, bem como do seu valor para a sala de aula no que toca à linguagem, discurso, valores sociais e, principalmente, do incentivo à leitura e a escrita. Para a realização do presente trabalho, foi adotada reflexões teóricas postuladas por Mikhail Bakhtin, Fiorin, Márcia Abreu e de outros autores, com intuito de melhor compreender a literatura de cordel, a exemplo do estudioso Manoel Diégues Júnior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.