CRIATIVIDADE, AMBIENTE LÚDICO E ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO EM BUSCA DO ESTIMULO PARA O APRENDIZADO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15696 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2054 "inscrito_id" => 1683 "titulo" => "CRIATIVIDADE, AMBIENTE LÚDICO E ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO EM BUSCA DO ESTIMULO PARA O APRENDIZADO" "resumo" => "Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Física este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a utilização da criatividade em um ambiente lúdico através do uso de um jogo didático (JD). O JD escolhido foi o de tabuleiro por ser de fácil confecção e utilização em qualquer ambiente escolar, além disto, é um jogo que pode ser usado em diferentes níveis escolares. Este JD enfoca o histórico das teorias do surgimento do universo, o sistema solar, assim como alguns eventos cotidianos que envolvem o tema, conteúdos presentes no primeiro ano do curso de ensino médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Dentre as discussões levantadas neste trabalho, é apontada a importância de reformulação de vários fatores que influenciam o ensino de Física no ensino médio, partindo desde a formação dos professores, o currículo, as estratégias de ensino e principalmente a mudança da prática docente. A metodologia do trabalho abordou principalmente a análise da aplicação deste JD, a qual demonstrou que ainda são necessários alguns ajustes e nova aplicação a fim de uma melhoria continua no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que com a aplicação do JD, constatou-se uma maior participação por parte dos alunos e demonstrou que os mesmos apresentam uma série de lacunas em relação ao conteúdo proposto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID1683_08092015184342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA LIMA" "autor_email" => "lucianalima.alimentos@gma" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15696 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2054 "inscrito_id" => 1683 "titulo" => "CRIATIVIDADE, AMBIENTE LÚDICO E ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO EM BUSCA DO ESTIMULO PARA O APRENDIZADO" "resumo" => "Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Física este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a utilização da criatividade em um ambiente lúdico através do uso de um jogo didático (JD). O JD escolhido foi o de tabuleiro por ser de fácil confecção e utilização em qualquer ambiente escolar, além disto, é um jogo que pode ser usado em diferentes níveis escolares. Este JD enfoca o histórico das teorias do surgimento do universo, o sistema solar, assim como alguns eventos cotidianos que envolvem o tema, conteúdos presentes no primeiro ano do curso de ensino médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Dentre as discussões levantadas neste trabalho, é apontada a importância de reformulação de vários fatores que influenciam o ensino de Física no ensino médio, partindo desde a formação dos professores, o currículo, as estratégias de ensino e principalmente a mudança da prática docente. A metodologia do trabalho abordou principalmente a análise da aplicação deste JD, a qual demonstrou que ainda são necessários alguns ajustes e nova aplicação a fim de uma melhoria continua no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que com a aplicação do JD, constatou-se uma maior participação por parte dos alunos e demonstrou que os mesmos apresentam uma série de lacunas em relação ao conteúdo proposto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID1683_08092015184342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA LIMA" "autor_email" => "lucianalima.alimentos@gma" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }