Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE SIMPLES PALITOS A GRANDES DESCOBERTAS: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO A PARTIR DE JOGOS COM PALITOS

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS., RACIOCÍNIO LÓGICO, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15724
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 847
    "inscrito_id" => 3495
    "titulo" => "DE SIMPLES PALITOS A GRANDES DESCOBERTAS: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO  A PARTIR DE JOGOS COM PALITOS"
    "resumo" => "O artigo apresenta o relato de uma experiência que utiliza os jogos matemáticos de raciocínio lógico, como uma tendência da educação matemática no processo de ensino-aprendizagem, realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, na cidade de Barra de Santa Rosa-PB. O objetivo da pesquisa foi verificar se o uso de jogos matemáticos a partir de atividades que envolvem materiais manipuláveis contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e facilita a resolução de situações-problema do cotidiano. Na busca deste objetivo foi escolhida uma turma e aplicado o jogo, envolvendo problemas que pudessem ser resolvidos usando o raciocínio lógico. Foram utilizados os jogos matemáticos com palitos, especificamente para o desenvolvimento de habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao mesmo tempo oferece ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação torna-se construtiva, onde há interação entre alunos e professor, gerando toca de experiências e discussões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS., RACIOCÍNIO LÓGICO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID3495_17082015151815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYANE NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAYANE MONTEIRO"
    "autor_email" => "jayane.monteiro@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15724
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 847
    "inscrito_id" => 3495
    "titulo" => "DE SIMPLES PALITOS A GRANDES DESCOBERTAS: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO  A PARTIR DE JOGOS COM PALITOS"
    "resumo" => "O artigo apresenta o relato de uma experiência que utiliza os jogos matemáticos de raciocínio lógico, como uma tendência da educação matemática no processo de ensino-aprendizagem, realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, na cidade de Barra de Santa Rosa-PB. O objetivo da pesquisa foi verificar se o uso de jogos matemáticos a partir de atividades que envolvem materiais manipuláveis contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e facilita a resolução de situações-problema do cotidiano. Na busca deste objetivo foi escolhida uma turma e aplicado o jogo, envolvendo problemas que pudessem ser resolvidos usando o raciocínio lógico. Foram utilizados os jogos matemáticos com palitos, especificamente para o desenvolvimento de habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao mesmo tempo oferece ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação torna-se construtiva, onde há interação entre alunos e professor, gerando toca de experiências e discussões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS., RACIOCÍNIO LÓGICO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID3495_17082015151815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYANE NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAYANE MONTEIRO"
    "autor_email" => "jayane.monteiro@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O artigo apresenta o relato de uma experiência que utiliza os jogos matemáticos de raciocínio lógico, como uma tendência da educação matemática no processo de ensino-aprendizagem, realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, na cidade de Barra de Santa Rosa-PB. O objetivo da pesquisa foi verificar se o uso de jogos matemáticos a partir de atividades que envolvem materiais manipuláveis contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e facilita a resolução de situações-problema do cotidiano. Na busca deste objetivo foi escolhida uma turma e aplicado o jogo, envolvendo problemas que pudessem ser resolvidos usando o raciocínio lógico. Foram utilizados os jogos matemáticos com palitos, especificamente para o desenvolvimento de habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao mesmo tempo oferece ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação torna-se construtiva, onde há interação entre alunos e professor, gerando toca de experiências e discussões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.