Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO DA MATEMÁTICA, RECURSOS, PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15196
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 563
    "inscrito_id" => 922
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O uso do raciocínio lógico apresenta papel importantíssimo em diversas áreas da vida, porém encontramos constantemente pessoas com dificuldades em resolver problemas que necessitem desse uso. Baseado nisto, os bolsistas do PIBID Subprojeto de Matemática da UFCG/CES desenvolveram com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, localizada em Barra de Santa Rosa – PB, um trabalho com o objetivo de valorizar as competências individuais do aluno, motivando seu interesse e instigando sua curiosidade e capacidade de raciocinar. Buscamos também, apresentar aos docentes as evidências voltadas à necessidade de inserir em suas metodologias, alternativas que corroborem com a aquisição dos objetivos definidos acima. Após uma pesquisa bibliográfica, iniciamos o trabalho com uma pesquisa de campo, onde buscávamos um diagnóstico dos alunos na resolução de questões com o uso do raciocínio lógico, em seguida, realizamos um minicurso de raciocínio lógico, onde legitimamos a carência dos alunos no convívio com resolução de questões de lógica. Buscamos apresentar meios facilitadores de lidar com a resolução dessas questões e facilitar o amadurecimento de sua linha de raciocínio, capacitando-os para necessidades futuras. A partir das ações realizadas, pudemos concluir que a habilidade dos educandos de usar o raciocínio lógico é decorrida da familiarização, amadurecimento e prática, evidenciando assim, a necessidade de intensificar os métodos propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, RECURSOS, PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID922_14082015011642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15196
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 563
    "inscrito_id" => 922
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O uso do raciocínio lógico apresenta papel importantíssimo em diversas áreas da vida, porém encontramos constantemente pessoas com dificuldades em resolver problemas que necessitem desse uso. Baseado nisto, os bolsistas do PIBID Subprojeto de Matemática da UFCG/CES desenvolveram com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, localizada em Barra de Santa Rosa – PB, um trabalho com o objetivo de valorizar as competências individuais do aluno, motivando seu interesse e instigando sua curiosidade e capacidade de raciocinar. Buscamos também, apresentar aos docentes as evidências voltadas à necessidade de inserir em suas metodologias, alternativas que corroborem com a aquisição dos objetivos definidos acima. Após uma pesquisa bibliográfica, iniciamos o trabalho com uma pesquisa de campo, onde buscávamos um diagnóstico dos alunos na resolução de questões com o uso do raciocínio lógico, em seguida, realizamos um minicurso de raciocínio lógico, onde legitimamos a carência dos alunos no convívio com resolução de questões de lógica. Buscamos apresentar meios facilitadores de lidar com a resolução dessas questões e facilitar o amadurecimento de sua linha de raciocínio, capacitando-os para necessidades futuras. A partir das ações realizadas, pudemos concluir que a habilidade dos educandos de usar o raciocínio lógico é decorrida da familiarização, amadurecimento e prática, evidenciando assim, a necessidade de intensificar os métodos propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, RECURSOS, PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID922_14082015011642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O uso do raciocínio lógico apresenta papel importantíssimo em diversas áreas da vida, porém encontramos constantemente pessoas com dificuldades em resolver problemas que necessitem desse uso. Baseado nisto, os bolsistas do PIBID Subprojeto de Matemática da UFCG/CES desenvolveram com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, localizada em Barra de Santa Rosa – PB, um trabalho com o objetivo de valorizar as competências individuais do aluno, motivando seu interesse e instigando sua curiosidade e capacidade de raciocinar. Buscamos também, apresentar aos docentes as evidências voltadas à necessidade de inserir em suas metodologias, alternativas que corroborem com a aquisição dos objetivos definidos acima. Após uma pesquisa bibliográfica, iniciamos o trabalho com uma pesquisa de campo, onde buscávamos um diagnóstico dos alunos na resolução de questões com o uso do raciocínio lógico, em seguida, realizamos um minicurso de raciocínio lógico, onde legitimamos a carência dos alunos no convívio com resolução de questões de lógica. Buscamos apresentar meios facilitadores de lidar com a resolução dessas questões e facilitar o amadurecimento de sua linha de raciocínio, capacitando-os para necessidades futuras. A partir das ações realizadas, pudemos concluir que a habilidade dos educandos de usar o raciocínio lógico é decorrida da familiarização, amadurecimento e prática, evidenciando assim, a necessidade de intensificar os métodos propostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.