Ensinar a oralidade é uma das determinações dos documentos que norteiam o currículo do ensino de Língua Portuguesa. Mas será que os gêneros orais são didatizados de modo a promover competências para o ensino do oral formal? O presente artigo investiga a coleção de Livro Didático “É Bom Aprender”, adotada nas escolas dos 17 (dezessete) municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco/Brasil, com vistas a compreender as estratégias didáticas para o ensino do oral formal. Como opção metodológica, empregamos a técnica de análise de conteúdo temático – categorial e analisamos os dados de forma qualitativa. Observamos a presença de três gêneros orais formais em toda a coleção - apresentação oral, exposição oral e debate. O extrato de atividade, analisado sob o prisma qualitativo, ajudou-nos a compreender que a coleção demonstra certa preocupação com alguns elementos característico do gênero textual oral formal, entretanto, oculta na proposta do aluno reflexões necessárias para o trato com a formalidade no planejamento e na execução da proposta.