O ERRO COMO ELEMENTO PARTICIPATIVO DO PROCESSO DO APRENDER: UM RECORTE DE ESTÁGIO BÁSICO
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Além disso, o contexto da escola como um todo foi vista, como espaço físico, materiais didáticos, o método de ensino-aprendizagem por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Objetivo: O intuito do estágio é de obervar o contexto educacional dentro da sala de aula que foi escolhida, assim como observar questões comportamentais de um aluno específico, além de coletar dados a respeito da convivência e relação deste aluno com professora, colegas de sala e família. Metodologia: A metodologia utilizada foi qualitativa, levando em consideração duas entrevistas que foram feitas, uma com a professora e outra com o responsável pelo aluno. Ambas entrevistas realizadas com o intuito de compreender o processo educacional do aluno, assim como a dinâmica e relações dele no meio familiar. Resultados: Os resultados obtidos da hipótese diagnóstica foram proporcionados por meio das observações coletadas dentro da sala de aula, da entrevista feita com a professora e com a mãe do aluno, que também concedeu informações sobre o filho. Por fim, foi visto através das observações em aula e entrevistas, que o aluno reage de forma bruta ao ser chamado atenção e tem resistência ao receber críticas, além de demonstrar aversão ao “erro”. Conclusão: Diante da hipótese diagnóstica do aluno observado, assim como da sala em geral, foi feita uma ação na sala de aula no final do estágio, com o tema “aprender a aprender”, para mostrar a importância do erro no processo ensino-aprendizagem, para a partir disso proporcionar uma conscientização que as críticas existem para fins construtivos e o erro também faz parte do “aprender”." 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