As instituições formadoras e o poder público, Universidades e Ministério da Educação, vêm desenvolvendo, atualmente, programas de formação continuada para professores. Dentre eles, destaca-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, cuja proposta, tem como foco a proposição de discussões e atividades baseadas na perspectiva do letramento. Sobre o ensino da Língua Portuguesa e seus eixos, uma das propostas da formação é o incentivo à prática da Leitura pelo/a professor/a através do uso das Obras Complementares disponibilizadas às escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Diante disso, nossa pesquisa visa entender as contribuições da formação continuada para a prática de leitura em sala de aula. Para isso, observamos a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora da Rede Municipal do Recife, participante da formação do PNAIC, e buscamos analisar como essa professora apropriou-se das propostas sugeridas durante a formação acerca da prática da leitura e os fabricou em sua sala de aula. Trazemos exemplos de obras complementares e estratégias utilizadas pela professora no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, e despertar o gosto e o desejo pela leitura.