Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DE LEITURA: O USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD NAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16047
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 674
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DE LEITURA: O USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "As instituições formadoras e o poder público, Universidades e Ministério da Educação, vêm desenvolvendo, atualmente, programas de formação continuada para professores. Dentre eles, destaca-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, cuja proposta, tem como foco a proposição de discussões e atividades baseadas na perspectiva do letramento. Sobre o ensino da Língua Portuguesa e seus eixos, uma das propostas da formação é o incentivo à prática da Leitura pelo/a professor/a através do uso das Obras Complementares disponibilizadas às escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Diante disso, nossa pesquisa visa entender as contribuições da formação continuada para a prática de leitura em sala de aula. Para isso, observamos a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora da Rede Municipal do Recife, participante da formação do PNAIC, e buscamos analisar como essa professora apropriou-se das propostas sugeridas durante a formação acerca da prática da leitura e os fabricou em sua sala de aula. Trazemos exemplos de obras complementares e estratégias utilizadas pela professora no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, e despertar o gosto e o desejo pela leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID701_15082015192503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE CASSIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA FERREIRA"
    "autor_email" => "lucianadcassia@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16047
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 674
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DE LEITURA: O USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "As instituições formadoras e o poder público, Universidades e Ministério da Educação, vêm desenvolvendo, atualmente, programas de formação continuada para professores. Dentre eles, destaca-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, cuja proposta, tem como foco a proposição de discussões e atividades baseadas na perspectiva do letramento. Sobre o ensino da Língua Portuguesa e seus eixos, uma das propostas da formação é o incentivo à prática da Leitura pelo/a professor/a através do uso das Obras Complementares disponibilizadas às escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Diante disso, nossa pesquisa visa entender as contribuições da formação continuada para a prática de leitura em sala de aula. Para isso, observamos a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora da Rede Municipal do Recife, participante da formação do PNAIC, e buscamos analisar como essa professora apropriou-se das propostas sugeridas durante a formação acerca da prática da leitura e os fabricou em sua sala de aula. Trazemos exemplos de obras complementares e estratégias utilizadas pela professora no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, e despertar o gosto e o desejo pela leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID701_15082015192503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE CASSIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA FERREIRA"
    "autor_email" => "lucianadcassia@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As instituições formadoras e o poder público, Universidades e Ministério da Educação, vêm desenvolvendo, atualmente, programas de formação continuada para professores. Dentre eles, destaca-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, cuja proposta, tem como foco a proposição de discussões e atividades baseadas na perspectiva do letramento. Sobre o ensino da Língua Portuguesa e seus eixos, uma das propostas da formação é o incentivo à prática da Leitura pelo/a professor/a através do uso das Obras Complementares disponibilizadas às escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Diante disso, nossa pesquisa visa entender as contribuições da formação continuada para a prática de leitura em sala de aula. Para isso, observamos a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora da Rede Municipal do Recife, participante da formação do PNAIC, e buscamos analisar como essa professora apropriou-se das propostas sugeridas durante a formação acerca da prática da leitura e os fabricou em sua sala de aula. Trazemos exemplos de obras complementares e estratégias utilizadas pela professora no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, e despertar o gosto e o desejo pela leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.