Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.E.F.M. JORNALISTA JOSÉ LEAL RAMOS NO CARIRI PARAIBANO

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, INCLUSÃO DIGITAL, FORMAÇÃO CONTINUADA Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16744
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1855
    "inscrito_id" => 2580
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.E.F.M. JORNALISTA JOSÉ LEAL RAMOS NO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => """
      A expressão política pública é comumente usada, na contemporaneidade, para apresentar uma situação ou fenômeno específico da política. Para a compreensão deste termo, faz-se necessário o entendimento dos conceitos de Estado e, por conseguinte, de política. \r\n
      As políticas públicas educacionais são consideradas um dos tentáculos das políticas públicas, e as políticas públicas para inclusão digital nas escolas é uma ramificação das políticas públicas educacionais, assim percebe-se uma hierarquia e consequentemente uma rede de conexões existentes entre tais esferas políticas e seus respectivos projetos/programas.\r\n
      Este estudo tem como elemento norteador, analisar o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e seus impactos na práxis do professor no processo de ensino-aprendizagem. Tal programa foi criado pelo Ministério da Educação, Portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público de níveis fundamental e médio.\r\n
      O referido programa apresenta três diretrizes principais: 1) Oferecer formação aos professores para com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), e para isso, ocorrer existem capacitações nos cursos do Proinfo Integrado, que compreende o Proinfo I (Introdução a Educação Digital); Proinfo II (Ensinando e Aprendendo com as TIC’s) e Proinfo III (Elaboração de Projetos); 2) Oferecer oficinas temáticas que tenham como objetivo difundir o uso das TIC’s nas escolas; 3) Oferecer suporte técnico aos laboratórios de informática das escolas ligadas ao Programa.\r\n
      Mediante a criação do Decreto n° 6.300, dia 12 de dezembro de 2007, o ProInfo recebeu uma nova nomenclatura, passou a ser chamado de “Programa Nacional de Tecnologia Educacional” (BRASIL, 2007), tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. \r\n
      Sabemos que promover uma iniciação da população, no uso das TIC’s, a chamada alfabetização digital, não deixa de ser uma ação social válida. No entanto, o que será discutido neste estudo é o quanto tais abordagens contribuem para que os sujeitos se articulem ativamente nas dinâmicas sociais contemporâneas, através da inserção das politicas públicas que implementam os recursos tecnológicos no ambiente educacional.\r\n
      A presente proposta de trabalho tem por objetivo principal, abordar a inserção do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) nas instituições públicas de ensino e analisar como o Estado atua para promover a capacitação dos profissionais da educação que estão envolvidos direta e indiretamente com este programa. \r\n
      Para a análise deste programa educacional, foi estabelecido como recorte espacial e institucional da pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada no bairro Alto do Cruzeiro, município de São João do Cariri - PB. Estabelecemos como sujeitos da pesquisa os professores do ensino médio desta escola.\r\n
      A escolha pela referida instituição de ensino deu-se pelo fato da mesma ter sido beneficiada, no ano de 2014, com o programa Proinfo. Os professores desta escola foram capacitados por um “Educador Digital” /Tutor/Coordenador (profissional responsável para ministrar a formação). Com o propósito de acrescentarem em suas práticas cotidianas, em sala de aula, novas possibilidades metodológicas para com o uso das tecnologias digitais.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, INCLUSÃO DIGITAL, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID2580_08092015142603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonclauber@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16744
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1855
    "inscrito_id" => 2580
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.E.F.M. JORNALISTA JOSÉ LEAL RAMOS NO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => """
      A expressão política pública é comumente usada, na contemporaneidade, para apresentar uma situação ou fenômeno específico da política. Para a compreensão deste termo, faz-se necessário o entendimento dos conceitos de Estado e, por conseguinte, de política. \r\n
      As políticas públicas educacionais são consideradas um dos tentáculos das políticas públicas, e as políticas públicas para inclusão digital nas escolas é uma ramificação das políticas públicas educacionais, assim percebe-se uma hierarquia e consequentemente uma rede de conexões existentes entre tais esferas políticas e seus respectivos projetos/programas.\r\n
      Este estudo tem como elemento norteador, analisar o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e seus impactos na práxis do professor no processo de ensino-aprendizagem. Tal programa foi criado pelo Ministério da Educação, Portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público de níveis fundamental e médio.\r\n
      O referido programa apresenta três diretrizes principais: 1) Oferecer formação aos professores para com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), e para isso, ocorrer existem capacitações nos cursos do Proinfo Integrado, que compreende o Proinfo I (Introdução a Educação Digital); Proinfo II (Ensinando e Aprendendo com as TIC’s) e Proinfo III (Elaboração de Projetos); 2) Oferecer oficinas temáticas que tenham como objetivo difundir o uso das TIC’s nas escolas; 3) Oferecer suporte técnico aos laboratórios de informática das escolas ligadas ao Programa.\r\n
      Mediante a criação do Decreto n° 6.300, dia 12 de dezembro de 2007, o ProInfo recebeu uma nova nomenclatura, passou a ser chamado de “Programa Nacional de Tecnologia Educacional” (BRASIL, 2007), tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. \r\n
      Sabemos que promover uma iniciação da população, no uso das TIC’s, a chamada alfabetização digital, não deixa de ser uma ação social válida. No entanto, o que será discutido neste estudo é o quanto tais abordagens contribuem para que os sujeitos se articulem ativamente nas dinâmicas sociais contemporâneas, através da inserção das politicas públicas que implementam os recursos tecnológicos no ambiente educacional.\r\n
      A presente proposta de trabalho tem por objetivo principal, abordar a inserção do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) nas instituições públicas de ensino e analisar como o Estado atua para promover a capacitação dos profissionais da educação que estão envolvidos direta e indiretamente com este programa. \r\n
      Para a análise deste programa educacional, foi estabelecido como recorte espacial e institucional da pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada no bairro Alto do Cruzeiro, município de São João do Cariri - PB. Estabelecemos como sujeitos da pesquisa os professores do ensino médio desta escola.\r\n
      A escolha pela referida instituição de ensino deu-se pelo fato da mesma ter sido beneficiada, no ano de 2014, com o programa Proinfo. Os professores desta escola foram capacitados por um “Educador Digital” /Tutor/Coordenador (profissional responsável para ministrar a formação). Com o propósito de acrescentarem em suas práticas cotidianas, em sala de aula, novas possibilidades metodológicas para com o uso das tecnologias digitais.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, INCLUSÃO DIGITAL, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID2580_08092015142603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonclauber@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A expressão política pública é comumente usada, na contemporaneidade, para apresentar uma situação ou fenômeno específico da política. Para a compreensão deste termo, faz-se necessário o entendimento dos conceitos de Estado e, por conseguinte, de política. As políticas públicas educacionais são consideradas um dos tentáculos das políticas públicas, e as políticas públicas para inclusão digital nas escolas é uma ramificação das políticas públicas educacionais, assim percebe-se uma hierarquia e consequentemente uma rede de conexões existentes entre tais esferas políticas e seus respectivos projetos/programas. Este estudo tem como elemento norteador, analisar o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e seus impactos na práxis do professor no processo de ensino-aprendizagem. Tal programa foi criado pelo Ministério da Educação, Portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público de níveis fundamental e médio. O referido programa apresenta três diretrizes principais: 1) Oferecer formação aos professores para com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), e para isso, ocorrer existem capacitações nos cursos do Proinfo Integrado, que compreende o Proinfo I (Introdução a Educação Digital); Proinfo II (Ensinando e Aprendendo com as TIC’s) e Proinfo III (Elaboração de Projetos); 2) Oferecer oficinas temáticas que tenham como objetivo difundir o uso das TIC’s nas escolas; 3) Oferecer suporte técnico aos laboratórios de informática das escolas ligadas ao Programa. Mediante a criação do Decreto n° 6.300, dia 12 de dezembro de 2007, o ProInfo recebeu uma nova nomenclatura, passou a ser chamado de “Programa Nacional de Tecnologia Educacional” (BRASIL, 2007), tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. Sabemos que promover uma iniciação da população, no uso das TIC’s, a chamada alfabetização digital, não deixa de ser uma ação social válida. No entanto, o que será discutido neste estudo é o quanto tais abordagens contribuem para que os sujeitos se articulem ativamente nas dinâmicas sociais contemporâneas, através da inserção das politicas públicas que implementam os recursos tecnológicos no ambiente educacional. A presente proposta de trabalho tem por objetivo principal, abordar a inserção do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) nas instituições públicas de ensino e analisar como o Estado atua para promover a capacitação dos profissionais da educação que estão envolvidos direta e indiretamente com este programa. Para a análise deste programa educacional, foi estabelecido como recorte espacial e institucional da pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada no bairro Alto do Cruzeiro, município de São João do Cariri - PB. Estabelecemos como sujeitos da pesquisa os professores do ensino médio desta escola. A escolha pela referida instituição de ensino deu-se pelo fato da mesma ter sido beneficiada, no ano de 2014, com o programa Proinfo. Os professores desta escola foram capacitados por um “Educador Digital” /Tutor/Coordenador (profissional responsável para ministrar a formação). Com o propósito de acrescentarem em suas práticas cotidianas, em sala de aula, novas possibilidades metodológicas para com o uso das tecnologias digitais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.