A presente pesquisa toma como campo de reflexão as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID/Ciências Sociais da UFRN no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense (Natal/RN). Partindo da constatação de que a escola não se constitui apenas como espaço do trabalho ou do estudo, mas também de relações sociais mais diversas, — em boa parte como aprendizado não-formal —, pretende-se analisar, à luz das reflexões de Paulo Freire sobre a educação, a vivência escolar dos alunos do Atheneu Norte-Rio-Grandense. A atual investigação faz um percurso nas leituras de Paulo Freire que auxiliam a pensar as relações no campo da educação para além do simplesmente “ler e escrever”, mas guiados nas dimensões da sociabilidade, da afetividade e da construção dos sujeitos humanos no espaço escolar. Essa leitura dialoga com o registro de campo, as anotações sobre a escola, conversas, nas muitas vezes informais, com os alunos e documentos fotográficos construídos durante as intervenções do PIBID na instituição. A coleta dos dados se deu através de visitas à escola com um caráter “etnográfico”, isto é, voltado para a caracterização e registro das informações pertinentes à realidade escolar. Ponto importante durante a fase etnográfica foi o contato com os alunos, abordagem, em muito, espontânea de ambas as partes, ao que fez despertar o interesse para a dimensão humana que subjaz as relações no ambiente da escola.