A literatura infantil atua no desenvolvimento da afetividade e da imaginação da criança, e como fenômeno de linguagem valoriza as relações existentes entre sujeito, história e cultura. A escola precisa provocar, desde cedo, um diálogo entre leitor/texto/contexto a fim de que o aluno possa manter as relações com a sociedade e se perceba como autor do texto no momento da leitura, encontrando vozes do seu grupo social e cultural. Partindo desses pressupostos, a Secretaria Municipal de Educação de Catolé do Rocha criou em 2007 o "Programa Ciralendo: você lendo e a educação crescendo" objetivando contribuir para o exercício da cidadania, elevar o índice de aprovação e corrigir a distorção idade/série de 1º ao 9º ano. O projeto "Contação de histórias: ler, estudar e contar" faz parte das atividades permanentes do Programa Ciralendo e conta com a colaboração de alunos monitores de 6º ao 9º ano, selecionados para atuarem no ciclo de alfabetização, cujo objetivo é despertar o gosto pela leitura a partir da contação de história. Desta feita, este trabalho visa socializar um pouco da experiência do referido projeto nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da rede municipal de ensino de Catolé do Rocha.