Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO NA CIDADE CAMPINA GRANDE - PB

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      Nas últimas décadas, com o advento das geotecnologias a sociedade vem modificando seus hábitos, assim, tornou-se indispensável a utilização de recursos tecnológicos em ambientes escolares. No entanto, mesmo em pleno século XXI, onde o avanço tecnológico vem possibilitando uma gama de relações, ainda, existem dificuldades presentes na interação alunos, escola e rede mundial de computadores. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo geral identificar a relação entre as geotecnologias e o ensino de Geografia no desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede estadual de ensino, levando em consideração o discurso dos professores de Campina Grande-PB. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram adotados os seguintes procedimentos: Caracterização da área de estudo; Levantamento de Dados e Informações; e Aplicação de Entrevistas. Os resultados desta pesquisa correspondem à realização de um levantamento empírico, no qual verificou que todas as instituições pesquisadas possuem laboratórios de informática. No entanto, com situações diferenciadas, tanto no que se refere a frequência de utilização, por parte do docente de Geografia, como também, no que se refere a disponibilização de equipamentos. A falta de uso do laboratório foi justificada pela ausência de estrutura.  Quanto ao o uso de algum SIG para a preparação de suas aulas ou utilizados na interação com os discentes na aula, verificou-se que todos conhecem algum SIG. No entanto, sua utilização ainda é limitada.\r\n
      Quando questionados como eles acreditariam que as geotecnologias poderiam contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Geografia, todos os pesquisados afirmaram que acreditam que tais ferramentas quando bem utilizadas podem agregar valores geográficos aos alunos. Mesmo cientes da existência de dificuldades na utilização de recursos tecnológicos em alguns ambientes escolares, os docentes e as instituições devem buscar mecanismos para driblar tais situações, pois na atual dinâmica em que vive a sociedade, torna-se fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências inseridas nas atuais demandas sociais.
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      Quando questionados como eles acreditariam que as geotecnologias poderiam contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Geografia, todos os pesquisados afirmaram que acreditam que tais ferramentas quando bem utilizadas podem agregar valores geográficos aos alunos. Mesmo cientes da existência de dificuldades na utilização de recursos tecnológicos em alguns ambientes escolares, os docentes e as instituições devem buscar mecanismos para driblar tais situações, pois na atual dinâmica em que vive a sociedade, torna-se fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências inseridas nas atuais demandas sociais.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Nas últimas décadas, com o advento das geotecnologias a sociedade vem modificando seus hábitos, assim, tornou-se indispensável a utilização de recursos tecnológicos em ambientes escolares. No entanto, mesmo em pleno século XXI, onde o avanço tecnológico vem possibilitando uma gama de relações, ainda, existem dificuldades presentes na interação alunos, escola e rede mundial de computadores. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo geral identificar a relação entre as geotecnologias e o ensino de Geografia no desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede estadual de ensino, levando em consideração o discurso dos professores de Campina Grande-PB. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram adotados os seguintes procedimentos: Caracterização da área de estudo; Levantamento de Dados e Informações; e Aplicação de Entrevistas. Os resultados desta pesquisa correspondem à realização de um levantamento empírico, no qual verificou que todas as instituições pesquisadas possuem laboratórios de informática. No entanto, com situações diferenciadas, tanto no que se refere a frequência de utilização, por parte do docente de Geografia, como também, no que se refere a disponibilização de equipamentos. A falta de uso do laboratório foi justificada pela ausência de estrutura. Quanto ao o uso de algum SIG para a preparação de suas aulas ou utilizados na interação com os discentes na aula, verificou-se que todos conhecem algum SIG. No entanto, sua utilização ainda é limitada. Quando questionados como eles acreditariam que as geotecnologias poderiam contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Geografia, todos os pesquisados afirmaram que acreditam que tais ferramentas quando bem utilizadas podem agregar valores geográficos aos alunos. Mesmo cientes da existência de dificuldades na utilização de recursos tecnológicos em alguns ambientes escolares, os docentes e as instituições devem buscar mecanismos para driblar tais situações, pois na atual dinâmica em que vive a sociedade, torna-se fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências inseridas nas atuais demandas sociais.

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