Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO: A LITERATURA COMO RECURSO DE APRENDENZAGEM E HUMANIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO, LITERATURA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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O trabalho apresenta um aporte teórico voltado para o ensino da literatura no ensino básico como CANDIDO (2006); BRASIL (1998); FREIRE (1985); KLEIMAN (2001); SÓLE (1998), dentre outros. É preciso discutir a literatura infanto-juvenil e também a formação do leitor levando em consideração o imenso desequilíbrio social que marca o país. Dessa forma a inserção da literatura no ensino fundamental é relevante para a construção da aprendizagem no que concerne a aquisição da leitura e da escrita. Metodologicamente esse artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo geral incentivar o uso da literatura como fonte de aprendizagem e humanização no ensino fundamental na educação básica, aprimorando assim diversos conhecimentos dos alunos para o bem comum da entidade escolar. Diante dessa perspectiva educativa a escola precisa trabalhar de maneira inovadora o processo de leitura e escrita dos alunos desde o ensino fundamental para alcançar assim o objetivo almejado que é a formação de jovens na contemporaneidade. Assim sendo é imprescindível o trabalho com a literatura no ensino fundamental, pois o objetiva-se formar cidadãos críticos, que consigam ler, escrever e interpretar de maneira lógica textos literários.Este artigo tem como objetivo mostrar a importância de trabalhar a literatura como forma de letramento no ensino fundamental. 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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância de trabalhar a literatura como forma de letramento no ensino fundamental. Busca destacar a importância de se investir e insistir na formação do jovem leitor, em busca de uma sociedade mais humana. A literatura representa sua condição humana, possibilitando-lhe a visão de seus costumes retratados e uma reavaliação de sua postura. O trabalho apresenta um aporte teórico voltado para o ensino da literatura no ensino básico como CANDIDO (2006); BRASIL (1998); FREIRE (1985); KLEIMAN (2001); SÓLE (1998), dentre outros. É preciso discutir a literatura infanto-juvenil e também a formação do leitor levando em consideração o imenso desequilíbrio social que marca o país. Dessa forma a inserção da literatura no ensino fundamental é relevante para a construção da aprendizagem no que concerne a aquisição da leitura e da escrita. Metodologicamente esse artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo geral incentivar o uso da literatura como fonte de aprendizagem e humanização no ensino fundamental na educação básica, aprimorando assim diversos conhecimentos dos alunos para o bem comum da entidade escolar. Diante dessa perspectiva educativa a escola precisa trabalhar de maneira inovadora o processo de leitura e escrita dos alunos desde o ensino fundamental para alcançar assim o objetivo almejado que é a formação de jovens na contemporaneidade. Assim sendo é imprescindível o trabalho com a literatura no ensino fundamental, pois o objetiva-se formar cidadãos críticos, que consigam ler, escrever e interpretar de maneira lógica textos literários.

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