Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROVA BRASIL: REFLETINDO EDUCAÇÃO E CULTURA EM ALGUNS USOS LINGUÍSTICOS

Palavra-chaves: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, PROVA BRASIL, CULTURA, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Prova Brasil é um instrumento de avaliação de larga escala, porém ao analisarmos uma questão de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental aplicada em 2009, nos deparamos com o uso linguístico da expressão “DA HORA”, que nos remete a uma gíria, tipicamente relacionada a uma cultura específica. Todavia, entendemos que não é adequada a utilização deste tipo de conteúdo em uma avaliação de larga escala, pois acaba impondo que os alunos dominem uma determinada cultura, que passa ser a cultura dominante, ou seja, o modelo a ser apreendido. Com o intuito de analisar a questão supracitada, da Prova Brasil, construímos referencial teórico a partir de alguns conceitos/ideias como os de cultura (WILLIAMS, 1979 e 1992), cultura escolar (FORQUIN, 1993), diferença cultural (CARVALHO, 2009), currículo de acordo com a perspectiva da LDB nº 9.394/96 (BRASIL, 2004). A metodologia adotada para esta pesquisa foi a Análise de Conteúdos de Bardin (2002). Concluímos, considerando que em avaliações de larga escala deve-se verificar a apreensão, por parte dos alunos, sobre os conteúdos do currículo básico e não da parte diversificada (BRASIL, 2004), visto que não podemos generalizar a cultura já que esta é característica peculiar de um povo, região, grupo social, logo de caráter particular e não de âmbito nacional.

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