Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC, NA AFFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE JAGUARIBE – CE

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, CRIANÇA, AVALIAÇÃO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16647
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 6085
    "titulo" => "OS IMPACTOS DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC, NA AFFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE JAGUARIBE – CE"
    "resumo" => "O artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.  O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados.  Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, CRIANÇA, AVALIAÇÃO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID6085_17082015162445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EFIGÊNIA ALVES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA ALVES"
    "autor_email" => "efigeniaalvessim@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16647
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 6085
    "titulo" => "OS IMPACTOS DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC, NA AFFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE JAGUARIBE – CE"
    "resumo" => "O artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.  O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados.  Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, CRIANÇA, AVALIAÇÃO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID6085_17082015162445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EFIGÊNIA ALVES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA ALVES"
    "autor_email" => "efigeniaalvessim@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.