APEGO AO AMBIENTE ESCOLAR? UM ESTUDO SOBRE SEU NÍVEL E VARIAÇÃO EM ADOLESCENTES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15454 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 5393 "titulo" => "APEGO AO AMBIENTE ESCOLAR? UM ESTUDO SOBRE SEU NÍVEL E VARIAÇÃO EM ADOLESCENTES" "resumo" => "O presente artigo teve como objetivo analisar o nível de apego dos alunos ao ambiente escolar e sua variação em função do sistema de ensino. Para tanto, adotou-se a perspectiva da relação pessoa-ambiente que busca contribuir para a vertente institucional da psicopedagogia. Participaram do estudo 200 alunos do ensino médio, com idade média de 15,15 (DP=0,98), igualmente distribuídos entre escolas públicas e privadas de uma capital nordestina. Estes responderam a Escala Apego ao Lugar além de questões sociodemográficas. As análises indicaram que o nível de apego à escola foi considerável, evidenciando uma diferença significativa do nível de apego ao lugar em função do tipo de sistema de ensino (F(191) = -2,205; p≤0,03), com destaque para a escola privada (M= 3,36; DP= 0,603). Com base nesses resultados foi possível discutir sobre a necessidade de desenvolver estratégias voltadas para promoção de identidade com a escola, percepção da escola como comunidade e atitudes positivas frente à escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "APEGO AO LUGAR, AMBIENTE ESCOLAR, RELAÇÃO PESSOA-AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5393_12082015164437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANA VERISSIMO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "POLLYANA" "autor_email" => "polly-14@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15454 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 5393 "titulo" => "APEGO AO AMBIENTE ESCOLAR? UM ESTUDO SOBRE SEU NÍVEL E VARIAÇÃO EM ADOLESCENTES" "resumo" => "O presente artigo teve como objetivo analisar o nível de apego dos alunos ao ambiente escolar e sua variação em função do sistema de ensino. Para tanto, adotou-se a perspectiva da relação pessoa-ambiente que busca contribuir para a vertente institucional da psicopedagogia. Participaram do estudo 200 alunos do ensino médio, com idade média de 15,15 (DP=0,98), igualmente distribuídos entre escolas públicas e privadas de uma capital nordestina. Estes responderam a Escala Apego ao Lugar além de questões sociodemográficas. As análises indicaram que o nível de apego à escola foi considerável, evidenciando uma diferença significativa do nível de apego ao lugar em função do tipo de sistema de ensino (F(191) = -2,205; p≤0,03), com destaque para a escola privada (M= 3,36; DP= 0,603). Com base nesses resultados foi possível discutir sobre a necessidade de desenvolver estratégias voltadas para promoção de identidade com a escola, percepção da escola como comunidade e atitudes positivas frente à escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "APEGO AO LUGAR, AMBIENTE ESCOLAR, RELAÇÃO PESSOA-AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5393_12082015164437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANA VERISSIMO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "POLLYANA" "autor_email" => "polly-14@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }