Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A (DES)ORIENTAÇÃO DO DOCENTE: SOBRE O PRINCÍPIO "APRENDER FAZENDO"

Palavra-chaves: PRAGMATISMO, PROFESSOR REFLEXIVO, TEORIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15022
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 707
    "inscrito_id" => 2000
    "titulo" => "A (DES)ORIENTAÇÃO DO DOCENTE: SOBRE O PRINCÍPIO "APRENDER FAZENDO""
    "resumo" => "O presente trabalho procura discorrer sobre o conceito de “aprender fazendo” aplicado à formação de professores, no intuito de mostrar que os objetivos práticos buscados por quem defende tal conceito podem ser alcançados, na verdade, pela sua negação. Para tal, retorna ao início deste pensamento pragmático na pedagogia brasileira, a saber, John Dewey, e, numa breve pesquisa, tenta mostrar como tal pensamento influenciou a Escola Nova e as ideias de uma formação reflexiva para os professores. Neste cenário, defende que o enaltecimento da prática frente a uma possível inutilidade da teoria, de fato, tende a enfraquecer o conhecimento. Defende, portanto, que a teoria, enquanto tal, pode proporcionar uma ampliação de possibilidades à primeira e, consequentemente, fundamentar melhor a formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRAGMATISMO, PROFESSOR REFLEXIVO, TEORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2000_16082015120830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN SILVA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN SILVA"
    "autor_email" => "franklinspontes@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15022
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 707
    "inscrito_id" => 2000
    "titulo" => "A (DES)ORIENTAÇÃO DO DOCENTE: SOBRE O PRINCÍPIO "APRENDER FAZENDO""
    "resumo" => "O presente trabalho procura discorrer sobre o conceito de “aprender fazendo” aplicado à formação de professores, no intuito de mostrar que os objetivos práticos buscados por quem defende tal conceito podem ser alcançados, na verdade, pela sua negação. Para tal, retorna ao início deste pensamento pragmático na pedagogia brasileira, a saber, John Dewey, e, numa breve pesquisa, tenta mostrar como tal pensamento influenciou a Escola Nova e as ideias de uma formação reflexiva para os professores. Neste cenário, defende que o enaltecimento da prática frente a uma possível inutilidade da teoria, de fato, tende a enfraquecer o conhecimento. Defende, portanto, que a teoria, enquanto tal, pode proporcionar uma ampliação de possibilidades à primeira e, consequentemente, fundamentar melhor a formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRAGMATISMO, PROFESSOR REFLEXIVO, TEORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2000_16082015120830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN SILVA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN SILVA"
    "autor_email" => "franklinspontes@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho procura discorrer sobre o conceito de “aprender fazendo” aplicado à formação de professores, no intuito de mostrar que os objetivos práticos buscados por quem defende tal conceito podem ser alcançados, na verdade, pela sua negação. Para tal, retorna ao início deste pensamento pragmático na pedagogia brasileira, a saber, John Dewey, e, numa breve pesquisa, tenta mostrar como tal pensamento influenciou a Escola Nova e as ideias de uma formação reflexiva para os professores. Neste cenário, defende que o enaltecimento da prática frente a uma possível inutilidade da teoria, de fato, tende a enfraquecer o conhecimento. Defende, portanto, que a teoria, enquanto tal, pode proporcionar uma ampliação de possibilidades à primeira e, consequentemente, fundamentar melhor a formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.