Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM., TDIC Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15367
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 401
    "titulo" => "A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O presente artigo expõe uma experiência didático-científica de Estágio Supervisionado, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, no campus VII, localizado na cidade de Patos. Assim, relata atividades  realizadas em quatro oficinas pedagógicas nas quais foram trabalhadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na exploração de habilidades de leitura e de escrita. A experiência foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alírio Meira Wanderley, com alunos de 8 a 12 anos, de duas turmas, sendo uma do 4º e outra do 5º ano. Utilizou-se como embasamento teórico as ideias de Pimenta e Lima (2012) que tratam sobre o estágio supervisionado, bem como autores que discutem sobre a tecnologia na educação, como Kenski (2007), Almeida e Valente (2012). Como resultado identificou-se que por meio do estágio supervisionado no referido curso é possível vivenciar situações de ensino-aprendizagem mediadas pelas TIDC, para explorar habilidades de leitura e escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM., TDIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID401_08092015134200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO MORAIS"
    "autor_email" => "sergio_morais_cavalcante@"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15367
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 401
    "titulo" => "A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O presente artigo expõe uma experiência didático-científica de Estágio Supervisionado, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, no campus VII, localizado na cidade de Patos. Assim, relata atividades  realizadas em quatro oficinas pedagógicas nas quais foram trabalhadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na exploração de habilidades de leitura e de escrita. A experiência foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alírio Meira Wanderley, com alunos de 8 a 12 anos, de duas turmas, sendo uma do 4º e outra do 5º ano. Utilizou-se como embasamento teórico as ideias de Pimenta e Lima (2012) que tratam sobre o estágio supervisionado, bem como autores que discutem sobre a tecnologia na educação, como Kenski (2007), Almeida e Valente (2012). Como resultado identificou-se que por meio do estágio supervisionado no referido curso é possível vivenciar situações de ensino-aprendizagem mediadas pelas TIDC, para explorar habilidades de leitura e escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM., TDIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID401_08092015134200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO MORAIS"
    "autor_email" => "sergio_morais_cavalcante@"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo expõe uma experiência didático-científica de Estágio Supervisionado, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, no campus VII, localizado na cidade de Patos. Assim, relata atividades realizadas em quatro oficinas pedagógicas nas quais foram trabalhadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na exploração de habilidades de leitura e de escrita. A experiência foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alírio Meira Wanderley, com alunos de 8 a 12 anos, de duas turmas, sendo uma do 4º e outra do 5º ano. Utilizou-se como embasamento teórico as ideias de Pimenta e Lima (2012) que tratam sobre o estágio supervisionado, bem como autores que discutem sobre a tecnologia na educação, como Kenski (2007), Almeida e Valente (2012). Como resultado identificou-se que por meio do estágio supervisionado no referido curso é possível vivenciar situações de ensino-aprendizagem mediadas pelas TIDC, para explorar habilidades de leitura e escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.