Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) / Poster Submission Popularização da Ciência
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16969
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 1194
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS"
    "resumo" => "Os conceitos da disciplina de química são encarados, em sua maioria, como meras definições no ensino médio de forma fragmentada, em que muitas das vezes só potencializa os alunos a memorizar cálculos, nomes e permanecer em repetições árduas ao longo dos estudos desta disciplina tão fascinante, que é a química. Nos dias atuais com tantas “engenhocas” modernas que atraem a atenção dos alunos, fica cada vez mais difícil sensibilizar o interesse dos estudantes para o ensino da química. Assim, o trabalho presente intitulado como TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS, se justifica neste contexto, pois a construção de material didático é definida como um recurso facilitador e incentivador no processo de ensino-aprendizagem, pois vem possibilitar uma maior interação entre os alunos e os conteúdos formais, propiciando uma metodologia de ensino em que os alunos são sujeitos agentes neste processo, podendo assim desmitificar a visão distorcida da disciplina de Química, não mais a associando a fórmulas, desastres ambientais e como causadora de todos os males, e sim, como um instrumento de solução para diversos problemas expostos pela humanidade. Buscou-se a partir dessa atividade ressaltar a presença da Química em todos os acontecimentos importantes e positivos do cotidiano dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é sensibilizar o aluno para o aprendizado do conteúdo de química, a partir da construção de uma Tabela Periódica “grande” em grupo, assim como criar uma relação dos elementos químicos com as substâncias do cotidiano, despertando a criatividade e integração dos estudantes no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID1194_08092015000650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRIVAN ALVES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "IRIVAN RODRIGUES"
    "autor_email" => "irivan2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16969
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 1194
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS"
    "resumo" => "Os conceitos da disciplina de química são encarados, em sua maioria, como meras definições no ensino médio de forma fragmentada, em que muitas das vezes só potencializa os alunos a memorizar cálculos, nomes e permanecer em repetições árduas ao longo dos estudos desta disciplina tão fascinante, que é a química. Nos dias atuais com tantas “engenhocas” modernas que atraem a atenção dos alunos, fica cada vez mais difícil sensibilizar o interesse dos estudantes para o ensino da química. Assim, o trabalho presente intitulado como TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS, se justifica neste contexto, pois a construção de material didático é definida como um recurso facilitador e incentivador no processo de ensino-aprendizagem, pois vem possibilitar uma maior interação entre os alunos e os conteúdos formais, propiciando uma metodologia de ensino em que os alunos são sujeitos agentes neste processo, podendo assim desmitificar a visão distorcida da disciplina de Química, não mais a associando a fórmulas, desastres ambientais e como causadora de todos os males, e sim, como um instrumento de solução para diversos problemas expostos pela humanidade. Buscou-se a partir dessa atividade ressaltar a presença da Química em todos os acontecimentos importantes e positivos do cotidiano dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é sensibilizar o aluno para o aprendizado do conteúdo de química, a partir da construção de uma Tabela Periódica “grande” em grupo, assim como criar uma relação dos elementos químicos com as substâncias do cotidiano, despertando a criatividade e integração dos estudantes no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID1194_08092015000650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRIVAN ALVES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "IRIVAN RODRIGUES"
    "autor_email" => "irivan2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Os conceitos da disciplina de química são encarados, em sua maioria, como meras definições no ensino médio de forma fragmentada, em que muitas das vezes só potencializa os alunos a memorizar cálculos, nomes e permanecer em repetições árduas ao longo dos estudos desta disciplina tão fascinante, que é a química. Nos dias atuais com tantas “engenhocas” modernas que atraem a atenção dos alunos, fica cada vez mais difícil sensibilizar o interesse dos estudantes para o ensino da química. Assim, o trabalho presente intitulado como TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS, se justifica neste contexto, pois a construção de material didático é definida como um recurso facilitador e incentivador no processo de ensino-aprendizagem, pois vem possibilitar uma maior interação entre os alunos e os conteúdos formais, propiciando uma metodologia de ensino em que os alunos são sujeitos agentes neste processo, podendo assim desmitificar a visão distorcida da disciplina de Química, não mais a associando a fórmulas, desastres ambientais e como causadora de todos os males, e sim, como um instrumento de solução para diversos problemas expostos pela humanidade. Buscou-se a partir dessa atividade ressaltar a presença da Química em todos os acontecimentos importantes e positivos do cotidiano dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é sensibilizar o aluno para o aprendizado do conteúdo de química, a partir da construção de uma Tabela Periódica “grande” em grupo, assim como criar uma relação dos elementos químicos com as substâncias do cotidiano, despertando a criatividade e integração dos estudantes no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.