Os conceitos da disciplina de química são encarados, em sua maioria, como meras definições no ensino médio de forma fragmentada, em que muitas das vezes só potencializa os alunos a memorizar cálculos, nomes e permanecer em repetições árduas ao longo dos estudos desta disciplina tão fascinante, que é a química. Nos dias atuais com tantas “engenhocas” modernas que atraem a atenção dos alunos, fica cada vez mais difícil sensibilizar o interesse dos estudantes para o ensino da química. Assim, o trabalho presente intitulado como TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS, se justifica neste contexto, pois a construção de material didático é definida como um recurso facilitador e incentivador no processo de ensino-aprendizagem, pois vem possibilitar uma maior interação entre os alunos e os conteúdos formais, propiciando uma metodologia de ensino em que os alunos são sujeitos agentes neste processo, podendo assim desmitificar a visão distorcida da disciplina de Química, não mais a associando a fórmulas, desastres ambientais e como causadora de todos os males, e sim, como um instrumento de solução para diversos problemas expostos pela humanidade. Buscou-se a partir dessa atividade ressaltar a presença da Química em todos os acontecimentos importantes e positivos do cotidiano dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é sensibilizar o aluno para o aprendizado do conteúdo de química, a partir da construção de uma Tabela Periódica “grande” em grupo, assim como criar uma relação dos elementos químicos com as substâncias do cotidiano, despertando a criatividade e integração dos estudantes no ambiente escolar.