Levando-se em consideração a importância dos recursos tecnológicos na vida social e prática do homem, e entendendo que os professores necessitam estar preparados para interagir com uma geração mais informatizada, esta pesquisa objetiva analisar a utilização dos recursos tecnológicos como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, observando as concepções e práticas desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID - Pedagogia/UFPI durante a execução do Projeto: “A leitura, a escrita, e a oralidade: Criando alternativas de sucesso escolar”. Este artigo originou-se de um estudo bibliográfico onde foram contemplados, autores como: Viana (2004), Tajra (2007), Faria (2004), Kenski (2007). Tal pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória, através da qual descrevemos as experiências e resultados obtidos nas observações feitas sobre a temática, de forma intercalada ao referencial teórico utilizado. Os sujeitos da pesquisa foram: dois bolsistas do PIBID-Pedagogia/UFPI, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina, e a professora titular da turma. Os resultados possibilitaram identificar a importância, contribuição e desafios, principalmente no que diz respeito à formação docente, relacionados à utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula. Posto isso, consideramos de extrema relevância o trabalho e suporte da tecnologia no espaço escolar, pois através destas é possível, desenvolver o senso-crítico do aluno, tornando-o participe e sujeito do processo, aguçando sua curiosidade e proporcionando um espaço de interação.